Pixels ZN

SOLUÇÕES INTELIGENTES COM TECNOLOGIA TOTALMENTE NACIONAL" VERDE" INTEGRA O AEROPORTO COM O CENTRO DA CIDADE EM PORTO ALEGRE



Aeromóvel de Porto Alegre 

As obras do aeromóvel que interligará a Estação Aeroporto da Trensurb (trem urbano) ao terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), estão em fase de acabamento. 
Os trilhos estão sendo ajustados na via. No começo e no fim da linha, duas estações de 450 m2, climatizadas e com portas automáticas, recebem os acabamentos. Os dois veículos que vão circular na estrutura, um para 150 passageiros e outro para 300, foram fabricados em Três Rios, no interior do Rio de Janeiro. O menor chega a Porto Alegre em abril, para os primeiros testes, e o segundo em maio.

 Aeromovel
É um sistema automatizado de transporte de passageiros que se locomove em via elevada. Trata-se de um veículo leve sobre trilhos movimentado pelo ar gerado por ventiladores industriais, que controlam pressão, direção e velocidade do ar.
“O veículo tem uma placa de propulsão fixa no chassi do carro, que fica enclausurada dentro da via. Então, uma corrente de ar de baixa pressão e de alta vazão sopra o veículo empurrando ele pra frente ou succiona, trazendo o veículo de volta. O motor que gera a força de tração do sistema fica fora do veículo, deixando o veículo mais simples e mais leve possível”, explica Diego Abs, diretor de engenharia da Aeromovel Brasil S/A, empresa sediada em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre.
“A roda e o trilho tem funções diferentes em relação ao transporte ferroviário. Eles são usados para uma espécie de rolamento linear e a propulsão é feita independente da roda. É um sistema de barco a vela invertido, em que o próprio duto da via é o túnel de vento. Ao invés de esperar o vento soprar, o vento é soprado através de ventiladores industriais, movidos a energia elétrica”, acrescenta o gaúcho Oskar Coester, presidente da empresa e inventor da tecnologia.
Portal da Copa 2014
Em Porto Alegre, o percurso terá um quilômetro e fará a ligação direta entre a Estação Aeroporto e o terminal 1 de passageiros do aeroporto Salgado Filho
Em Porto Alegre, o percurso do Aeromovel terá um quilômetro, fazendo  ligação entre a Estação Aeroporto, integrante do metrô da capital gaúcha , e o terminal 1 de passageiros do aeroporto Salgado Filho. A linha é de responsabilidade da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), vinculada ao Ministério das Cidades. 
De acordo com o diretor-presidente da Trensurb Humberto Kasper, a decisão de implantar o Aeromovel foi baseada em vários fatores, dentre elas a recomendação, em  2004, de um parecer técnico do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação de investimento  no desenvolvimento da tecnologia, 100% nacional ”, diz.

Impacto ambiental
A velocidade dos veículos do Aeromovel será de, no máximo, 65 km/h e o trajeto de um quilômetro vai ser percorrido em um minuto e meio. Como os veículos são leves e há uso de eletricidade, o consumo de energia e o impacto ambiental são reduzidos.
De acordo com a Trensurb, a expectativa é atender uma demanda de cerca de 10 mil pessoas por dia.
Portal da Copa 2014
Divulgação aeromóvel
A implantação do Aeromovel não está na está sendo considerado fundamental para a Copa do Mundo 2014. O fato de Porto Alegre sediar a competição foi um catalisador da realização da obra.
De acordo com Humberto Kasper, o projeto vai melhorar a acessibilidade do aeroporto antes e após a Copa. Ele acredita que o Aeromovel poderá ser replicado no Brasil, por ter capacidade para transportar mais passageiros com múltiplas possibilidades de uso, inclusive para ligação de grandes centros industriais ou residenciais.

Nenhum comentário:

Visitantes