PRESIDENTA DILMA AFIRMA QUE É COMPROMISSO CONSTRUIR MAIS 6 MIL CRECHES ATÉ O FINAL DE 2014


Nosso compromisso é construir 6 mil creches até o final de 2014, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (1), no programa de rádio Café com a Presidenta, que o governo tem o compromisso de construir 6 mil creches até o final de 2014. Segundo Dilma, desde o início do governo, já são 3.180 creches em obras ou já concluídas. Dessas 3.180, 612 estão prontas e 2.568 já estão em obras, além de 2.217 creches contratadas.

“Nós estamos selecionando novos projetos para garantir os recursos do governo federal para a construção de mais 3.288 creches. Assim, somando as 5.397 creches com as 3.288, nós vamos chegar a 8.685 creches. O nosso compromisso era 6 mil, mas é muito possível que seja um número maior que nós vamos entregar de creches. Garantir vagas nas creches e boas escolas de ensino fundamental são tarefas dos municípios, mas o meu governo está ajudando os prefeitos e as prefeitas a realizarem este grande desafio, porque esse é o grande desafio que assegura futuro para o Brasil”, disse.
De acordo com a presidenta, para a construção das creches o governo está utilizando o Regime Diferenciado de Contratação, que é um processo menos burocrático e mais simples, ágil e seguro. Outra iniciativa para agilizar a construção foi tomada pelo Ministério da Educação, que fez uma licitação para escolher um projeto padrão de creche pré-moldada, que reduz o prazo de entrega de dois anos e meio para sete meses.
“A prefeitura pode e deve usar o projeto do MEC, o projeto das creches pré-moldadas. E ainda essas creches vão ter uma outra vantagem: elas vão ficar 20% mais baratas. Mas não é só isso, não. Nós fizemos várias exigências para garantir o conforto e a segurança das nossas crianças. Essa creche pré-moldada tem conforto térmico para que as crianças não passem calor nos meses mais quentes, nem frio durante o inverno. As salas de aula têm de ter uma boa acústica. E a empresa responsável pela construção tem de garantir que a obra seja de qualidade e que dure muitos anos. Com essa parceria entre o governo federal e as prefeituras, quem ganha é o povo, porque a gente acelera a construção das creches e aumenta o número de crianças atendidas”, afirmou.
Postar um comentário