Contra enchentes na zona Oeste da Cidade de São Paulo a Prefeitura fará túneis em Pompeia - Vias subterrâneas também faz parte de pacote que prevê 5 piscinões debaixo da terra
Haddad pretende construir 7 km de túneis para diminuir os problemas causados pelas enchentes na região da Pompeia, na zona
oeste da cidade. As vias subterrâneas, que devem ser usadas para reter água da
chuva e aumentar a vazão dos Córregos Sumaré e Água Preta, fazem parte de um
pacote de obras que prevê cinco piscinões debaixo da terra.
Com previsão de dois anos, as obras na Pompeia, segundo a Siurb
(Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras). A licitação já foi concluída e
os serviços podem começar ainda neste semestre. Antes do início da construção,
porém, o EVA (Estudo de Viabilidade Ambiental) precisa ser concluído e aprovado
pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.
As novas vias subterrâneas passarão perto do Palmeiras e do Shopping
Bourbon, áreas onde acontecem normalmente inundações, e seguir sob a avenida
Nicolas Boer até o rio Tietê. O primeiro trecho terá 3,7 km e vai da esquina da
rua Apiacás com a avenida Sumaré até a ponte Julio de Mesquita. A segunda
galeria, de 3,3 km, começa na rua Professor Rocca Dorsal.
— A solução em túnel é indicada para locais onde a profundidade é muito
grande ou a gente não pode abrir uma vala. Tem a vantagem de que não é preciso
parar o trânsito. Hoje, as inundações atingem o Parque Antártica, o Sesc
Pompeia e chegam a afetar a circulação dos trens.
Piscinões
O subsolo também deve ser utilizado para amenizar os efeitos das chuvas
na bacia do Córrego Cordeiro, que passa em Santo Amaro e Cidade Ademar, na zona
sul da capital. O plano da Siurb é construir cinco piscinões subterrâneos de
médio porte na região, além de um na superfície. As obras ajudariam a evitar
enchentes no entorno das avenidas Washington Luís, Professor Vicente Rao e
Vereador José Diniz. Outra intervenção prevê interligar as galerias existentes.
"Hoje, com as chuvas, algumas delas ficam sobrecarregadas e outras
praticamente secas", afirma a Siurb, em nota.
O chefe de gabinete da secretaria, Sérgio Krichanã, disse que espera que
a LAI (Licença Ambiental de Instalação) seja concedida pela Secretaria do Verde
ainda neste mês. A afirmação foi feita terça-feira (26), durante encontro sobre
drenagem urbana organizado pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). A partir da expedição da LAI, essas
obras levam 18 meses para ficarem prontas.
PAC
Obras de outras três bacias foram incluídas no PAC 2 (Programa de
Aceleração do Crescimento), do governo federal. O acordo, que prevê uma
contrapartida da Prefeitura de São Paulo em cada um dos investimentos, deve
garantir pelo menos R$ 684 milhões para as obras dos córregos Ponte Baixa,
Zavuvus e Aricanduva. Das três, já iniciado Ponte Baixa, na área da MBoi
Mirim, na zona sul da capital. Os trabalhos devem acabar em 36 meses.
Galeria da rua Willis Roberto Banks
A Secretaria de
Infraestrutura Urbana e Obras, SIURB, iniciou as obras emergenciais da galeria
da rua Willis Roberto Banks, Pirituba, zona norte, em 17 de janeiro de 2013,
com prazo previsto na Lei 8.666/93 de 180 dias.
As
obras consistem na recuperação da galeria no trecho do solapamento, com cerca
de 30 metros de extensão.
O
valor estimado da obra é de R$ 1 milhão.
O
rompimento da galeria da rua Willis Roberto Banks ocorreu por causa da grande
quantidade de chuvas na região, provocando um esforço maior do que a capacidade
de vazão da galeria.
As
obras estão com 60 % concluídas.
O prefeito Fernando Haddad
deu início às obras de canalização do Córrego Ponte Baixa, na região do M’Boi
Mirim, zona Sul da Capital. Na manhã do sábado (23/2/13) no Jardim São Luis,
Haddad destacou a importância do conjunto de intervenções na região, que
contempla a canalização do córrego Ponte Baixa entre a rua Daniel Klein e sua
foz, na represa do Guarapiranga, e do córrego Jardim Letícia, que receberá um
parque linear em suas margens. Após a conclusão desta obra, serão construídos
viadutos de acesso às novas vias, que deverão estabelecer a ligação viária
entre a rua Daniel Klein e a avenida Guido Caloi, na foz do Ponte Baixa. As
vias previstas no projeto irão desafogar o tráfego da estrada do M'Boi Mirim e
melhorar a mobilidade da região.
“Estamos
dando ordem de início a uma importante iniciativa na Ponte Baixa. A começar
pelo córrego, que está sobrecarregado. Ele precisa ser ampliado para evitar
enchentes. Depois desta canalização, serão feitas alças viárias muito
importantes, que darão vazão a vias como a Avenida Guido Caloi. O trânsito irá
melhorar muito. Por fim, iremos complementar esta intervenção com a duplicação
da Avenida M’Boi Mirim. Essas obras são fundamentais para melhorar a qualidade
de vida dos moradores desta região”, afirmou Haddad, que vistoriou a extensão
do Córrego Ponte Baixa e ouviu as sugestões da população local.
O
empreendimento está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2),
do Governo Federal, do qual receberá R$ 284 milhões. O valor estimado da obra é
de R$ 400 milhões e a Prefeitura de São Paulo entrará com R$ 116 milhões. O
contrato foi assinado em 18 de fevereiro com o Consórcio Camargo Corrêa/Mendes
Júnior, com prazo de execução de 36 meses.
Canalização e alças
viárias
As
obras de canalização dos córregos Ponte Baixa e Jardim Letícia têm o objetivo
de eliminar os alagamentos que interferem no trânsito da estrada do M'Boi Mirim
e atingem cerca de 550 mil moradores de vários bairros, como Jardim Mazza,
Jardim Klein, Jardim Guarujá, Jardim Letícia, Jardim Novo Santo Amaro, Jardim
Vergueiro e Jardim São Luis.
Ao
lado das faixas de veículos dessas novas vias serão construídas calçadas e uma
ciclovia, e implantado um sistema de iluminação. Para reduzir o volume e a
velocidade das águas do córrego Ponte Baixa durante o período das chuvas, será
construído um reservatório de amortecimento (piscinão) na altura da Avenida
Inácio Dias da Silva.
“Em
apenas dois meses de administração, com os esforços de diversos setores da
Prefeitura, em especial da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente,
conseguimos o licenciamento ambiental necessário para iniciar a obra. É com
grande satisfação que podemos iniciar essas intervenções, tão aguardadas por mais
de 500 mil pessoas desta região”, afirmou o secretário municipal de
Infraestrutura Urbana e Obras, Osvaldo Spuri.
Córrego Jardim Letícia e Estrada do M’Boi Mirim
O
córrego Jardim Letícia, afluente da margem esquerda do Ponte Baixa, será
canalizado em uma extensão de 900 metros. Ao longo da canalização está prevista
a implantação de um parque linear para conservação das margens e recuperação da
área de preservação permanente do córrego e a criação de uma área verde.
Já
a Estrada do M'Boi Mirim é o principal eixo viário de acesso à região de Santo
Amaro pelos moradores do Jardim São Luís, do Jardim Ângela e de parte de
municípios como Embu Guaçu e Itapecerica da Serra. O trânsito na Estrada do
M'Boi Mirim é diretamente afetado pelas cheias dos córregos Ponte Baixa e
Jardim Letícia, que reduzem a velocidade do tráfego e produzem
congestionamentos.
As
famílias que vivem em situação de risco dentro da área do projeto serão
reassentadas ou terão suas moradias readequadas, dependendo do caso específico
de cada unidade familiar.
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