Pixels ZN

CIDADE DE SÃO PAULO - PROJETO ARCO DO FUTURO






O prefeito de São Paulo Fernando Haddad, está focado na implantação do projeto do Arco do Futuro, lindo plano de reforma urbanística ao longo de grandes vias da cidade de São Paulo. 


O Arco do Tietê pretende reestruturar parte das margens do rio Tietê e engloba oito bairros, da Mooca (na região Leste), à Vila Maria (Norte) e Lapa (Oeste). 

A Prefeitura da cidade de São Paulo recebeu estudos de arquitetos e urbanistas para essa transformação urbana da região do Arco Tietê, que é um novo eixo de desenvolvimento urbano para São Paulo, diminuindo o número de deslocamentos em direção às regiões centrais e distribuindo empregos e equipamentos públicos para novos pólos nas periferias da cidade. 
O Arco Tietê tem um total de 6.044 hectares, o equivalente à área de oito campi da USP iguais ao do Butantã ou a 40 parques Ibirapuera. 
O projeto efetivará a revitalização das duas margens do rio Tiête, desde a região do Tatuapé e Vila Maria até Pirituba. Está prevista a construção de duas grandes avenidas paralelas à marginal. Uma ficará ao sul, passando a circular em um túnel de 12 km entre o Brás e a Lapa. A outra, ao norte, no eixo do chamado "linhão da Eletropaulo". A ideia é viabilizar o Arco Tietê nos moldes da PPP (parceria público-privada). 
A empresa que vencer a licitação implanta as obras públicas como avenidas, parques, praças e piscinões, faz a manutenção desses locais por um prazo determinado e é remunerada por isso. 
Palavras do secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Mello Franco: " Na região no Arco do Tietê há grandes bolhas de calor. Para amenizar isso, vamos implantar um programa massivo de plantio de árvores". 
Este projeto é uma relação maravilhosamente saudável da cidade com a natureza, que hoje é asfixiado pelos automóveis!

Nenhum comentário:

Visitantes