TOMATE: "O GRANDE EMBLEMA MIDIÁTICO DA INFLAÇÃO" - O que fez Ana Maria Braga com sua jóia desvalorizada?

Em 2013, o tomate era apontado como vilão da alta de preços por especialistas como Ana Maria Braga, além das revistas Veja e Época, está sendo liquidado nas feiras; O quilo da mercadoria, que chegou a custar R$ 10, hoje sai até por R$ 1,50 ou até menos; será que a apresentadora global vai ter que comer a "joia" que pendurou no pescoço?


O tomate foi eleito o maior vilão da mesa dos brasileiros em 2013.
Como está o preço da tomate hoje?  
TOMATE SALADA PACOTE 1KG 
Preço (17/10/2014) no Supermercado Comper Delivery  Preço:R$ 1,74


Numa das campanhas mais patéticas já feitas pela mídia brasileira, lobistas que defendem a alta dos juros transformaram o tomate no grande emblema da inflação. Tudo começou quando Ana Maria Braga, apresentadora da Globo, pendurou um colar de tomates no pescoço e disse estar usando uma "joia". Auto-referente, a Globo usou a "sacada" de Ana Maria para dedicar a capa da revista Época da última semana ao tomatinho. Foi também acompanhada por Veja, que disse que a presidente Dilma havia "pisado no tomate".
Pois bem: o produto, que havia subido 122% em um ano, em razão da quebra de safra, caiu nada menos que 75% em poucas semanas após esta alta. O quilo, antes vendido a R$ 10, caiu para R$ 2,50 em 3 semanas. Supermercados, como Carrefour e Pão de Açúcar, promoveram até guerras de preços para liquidar seus estoques. 
Na ocasião, o Banco Central, comandado por Alexandre Tombini, decidiu se submeter a pressão do mercado financeiro, sempre influente nos meios de comunicação, e elevou a taxa de juros Selic em 0,25 ponto, num movimento que foi percebido como início de um novo ciclo de aperto monetário. 
Mas o que fez Ana Maria Braga com sua jóia desvalorizada?
Colaboração - Fonte: http://www.brasil247.com/
Postar um comentário