Pixels ZN

PRECISAMOS JOGAR AREIA NAS RODAS DO MERCADO FINANCEIRO



Ha-Joon Chang fala sobre os desafios do capitalismo

O Mercado Financeiro precisa ser menos eficiente. O fluxo de capitais é tão rápido que cada vez mais a economia é voltada para o curto prazo. É preciso desacelerar o mercado financeiro, conforme James Tobin (ganhador do Premio Nobel de Economia-1984) afirmou que Precisamos "JOGAR AREIA" nas rodas do mercado financeiro.

Economista sul-coreano fala que os partidos progressistas sabiam desde os anos FHC, que o Neoliberalismo era uma embarcação furada. O economista chega a citar as crises econômicas que a escola econômica causou no mundo, desde a do México, a dos Tigres Asiáticos, a da Argentina de Menem, a brasileira em 1998 nos FHC, a crise econômica mundial de 2008 e a europeia atual.


CHUTANDO A ESCADA

Estabilidade Macroeconômica - Visando promover desenvolvimento econômico, todos os países praticam protecionismo e política industrial. 

É mito  acreditar que  o USA pratica mercado livre, da mínima interferência do governo. Desde o começo, no século 19, os USA eram a economia mais protecionista do mundo.


O QUE O BRASIL PODE APRENDER COM A EXPERIÊNCIA SUL-COREANA?

O Brasil não se preocupa tanto com as exportações quanto a Coreia do Sul. 
Coreia do Sul criou muitas indústrias de exportação, controlando o investimento estrangeiro com muito mais afinco do que o Brasil.  Ao desenvolver a indústria de alta tecnologia, o Brasil basicamente trabalhou com a Fiat e a Ford. 
Coreia do Sul criou uma indústria automobilista nacional. Nós também começamos com joint ventures, com a Ford, Fiat e General Motors, como o Brasil, só que no início da década de 70 o governo anunciou que, daquele ponto em diante, queria que as empresas automobilísticas desenvolvessem seus próprios modelos. Qualquer empresa que não estivesse disposta a fazer isso teria a licença cancelada. Na década de 60 o Brasil era 50% mais rico que a Coreia, agora a receita da Coreia é o dobro da brasileira. 





Quem sabe possamos desenvolver um projeto inovador, voltado para a mobilidade urbana, elétrica, barata e inteligente. 





Nenhum comentário:

Visitantes