SÃO CRESCENTES AS TENSÕES ENTRE A ESPANHA E REINO UNIDO PELO ESTREITO DE GIBRALTAR

estreito de Gibraltar é uma separação natural entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, e entre dois continentes - Europa e a ÁfricaAo norte, encontram-se a Espanha ao sul, Marrocos e Ceuta, enclave espanhol no norte da África.
A tensão entre a Espanha e a Grã-Bretanha tem se intensificado nas últimas duas semanas. Tudo começou quando o governo local lançou a Gibraltar 75 blocos de concreto mediterrânicos com pontas de aço para criar um recife artificial e, na prática, impedir a pesca de arrasto da frota de pesca artesanal espanhola na Baía de Algeciras.

Em retaliação, a Espanha impôs controles policiais apertados na fronteira, causando horas de fila para entrar e sair do pequeno território britânico. Além disso, um pedágio na entrada e saída de 50 euros exerce uma marca fiscal dos milhares de Gibraltinos que têm propriedades em cidades espanholas vizinhas.
Enquanto Reino Unido anunciou a possibilidade de tomar medidas legais no caso de Gibraltar, a Espanha argumenta que levará o conflito para organismos internacionais como as Nações Unidas ou a Corte Internacional.
 A tensão entre a Espanha e o Reino Unido pela disputa Gibraltar aumentou depois que o governo espanhol anunciou a possibilidade de levar o caso para organismos internacionais como a Corte Internacional de Justiça (CIJ) em Haia, bem como a uma frente comum com a Argentina à Organização das Nações Unidas (ONU).

"Estamos avaliando a possibilidade de utilizar organismos como a ONU, o Conselho de Segurança ou da Assembleia, ou o tribunal de Haia. 

O porta-voz do primeiro-ministro Cameron Davis disse que o líder britânico estava "muito desapontado" com o fato de que a Espanha ainda não eliminou os controles de fronteira em Gibraltar e, portanto, "a ação legal", através do UE seria "sem precedentes.



A crise gera preocupação na União Europeia (UE), que tenta mediar entre dois de seus maiores parceiros. A chegada iminente da Rocha de navios de guerra da Marinha Britânica, o exercício previamente acordado, augura novos episódios de tensão política.
Postar um comentário