Pixels ZN

OBAMA PRONTO PARA ANUNCIAR O FIM DO EMBARGO A CUBA

Obama anuncia EUA vai restabelecer
relações diplomáticas com Cuba


(Reuters) - O presidente Barack Obama anunciou os Estados Unidos vão restabelecer relações diplomáticas com Cuba que decepadas mais de 50 anos atrás, puxando a resistência dos legisladores que se opõem à conciliação com a ilha comunista.

Após 18 meses de negociações secretas facilitados pelo Vaticano e Canadá, Obama e o presidente cubano, Raúl Castro concordou por telefone na terça-feira em uma troca de prisioneiros e a abertura de embaixadas nos países uns dos outrosEm um discurso de televisão na quarta-feira, Obama anunciou o fim do que ele chamou de uma política rígida e ultrapassada de isolar Cuba que tinha sido ineficaz na consecução de mudanças na ilha.

Obama disse que a nova posição foi possível graças a libertação de Havana do americano Alan Gross, de 65 anos, que tinha sido preso em Cuba por cinco anos.
Cuba também está liberando um agente de inteligência que espionou para os Estados Unidos e foi preso por quase 20 anos, e os Estados Unidos em troca libertou três agentes de inteligência cubanos detidos nos Estados Unidos.Ao mesmo tempo, Castro saudou a troca de prisioneiros e elogiou Obama. Conhecido por seu estilo discreto, Castro evitou declarações triunfais em seu discurso televisionado, mas disse que a libertação dos três cubanos foi motivo de "enorme alegria para as suas famílias e todos os nossos povos."

Nenhum comentário:

Visitantes