LULA E PAIM - O FILHO FIEL E O LEÃO NA LUTA - O PT NO SAMBA É NOTA DEZ!


O CARA E O POVO:
UM CASO DE AMOR
Carta ao Povo Brasileiro
Hoje, mais do que nunca, a Gaviões da Fiel Torcida é o retrato de uma nação. Sonhadora, aguerrida, laboriosa e que acredita, sobretudo, no poder da luta.
Nós, fiéis brasileiros, pedimos licença para retratar um pedaço importante da história do nosso povo. Uma história que também se mescla de forma indissolúvel à de um ser vitorioso capaz de provocar-nos empatia pelo seu carisma único, além de nos encher de orgulho pela sua trajetória marcada por lutas, superações e conquistas, tão semelhante à de tantos filhos fiéis desta terra.
Ao sintetizar o povo brasileiro, poderíamos contar a vida do João, a do Francisco, a do Roberto, da Eurídice ou a da Maria de Lourdes… Mas a síntese também poderia ser a da vida do Luiz. A história de um menino que nasceu pobre – como tantos brasileiros – saído do sertão e que, bravamente, numa biografia de superação, tornou real o sonho um dia sonhado. O sonho possível daquilo que, para muitos, seria o inalcançável. Mas o menino acreditou e isso bastava…
O hoje homenageado é filho fiel que não foge à luta. É o Luiz Inácio Lula da Silva. Ou, simplesmente, Lula; um ícone da nação brasileira e, por que não dizer, da nação corintiana. É hoje a fonte de nossa inspiração e de quem crê que tudo é possível quando se têm fé, anseio, bom coração e disposição para lutar.
Contaremos e cantaremos – como em rimas felizes e despretensiosas de cordel – a saga do menino guerreiro, numa grande ópera de identidade nacional, capaz de retratar, em seus versos e rimas, aspirações do menino pernambucano, do líder político e da figura humana tão parecida conosco.
Versos carregados de metáforas, hipérboles, pleonasmos em torno das aspirações e anseios do povo brasileiro trazendo à tona, também, a essência da literatura de cordel. A prosopopéia ilustrará o sentido simbólico para ilustrar determinados elementos, tornando seres irracionais, fatos e sentimentos em figuras alegóricas, facilitando a ilustração de fatos importantes da nossa história pelo contexto sociocultural, ao revelar o caráter dos fatos numa conotação viva e fabulosa.
Em nossos versos, o sofrimento dará vazão a glórias e, em fantasias coloridas, os gestos involuntários serão embalados pela linguagem mágica do carnaval. Seremos parte integrante dessa fábula carnavalesca, porque somos povo também. E juntos prestaremos, com as bênçãos de São Jorge Guerreiro e o espírito contagiante do folião, a homenagem merecida a esse ilustre filho do Brasil, também retrato fiel de uma nação…
Comissão de Carnaval

“Verás que um filho fiel não foge à luta
Lula, o retrato de uma nação”
Vai meu gavião…
Cantando a saga do menino sonhador
Um filho do sertão, cabra da peste… Irmão
Que deus pai iluminou!
Trouxe no sangue a coragem, a fé
O poder regendo seu destino!
Na cidade grande a esperança… O futuro promissor!
Traçou seu o caminho
Cresceu foi à luta… Pra vencer
E o sonho se torna real
Luiz Inácio o operário nacional!
Companheiro fiel… Por liberdade
Na corrente do bem… Contra a maldade!
Elo forte da democracia
A luz da nossa estrela guia!
Viu… No coração do Brasil
Tanta desigualdade
O retrato da realidade
A utopia buscando a dignidade!
Solta o grito da garganta e vem comemorar
A soberania popular
Felicidade…
O povo unido venceu
A cidadania resplandeceu
Uma nova era aconteceu!
Sou da nação, sou valente e festeiro
Corinthiano loucamente apaixonado!
Em oração a São Jorge guerreiro
Peço que o brasileiro seja sempre abençoado!”

Paulo Paim é tema de escola de samba
no Carnaval gaúcho
Com o samba-enredo “Um leão na luta, que faz o bem sem olhar a quem” a Escola de Samba de Porto Alegre (RS), Imperadores do Samba fará uma homenagem à trajetória do senador Paulo Paim (PT-RS).
“Conta a história do menino negro que nasceu em Caxias do Sul e chegou ao Senado da República”, resumiu o senador, em entrevista ao site da Liderança do PT no Senado, falando de sua própria trajetória.
Além de participar de diversas atividades no Rio Grande do Sul nesta última semana, Paim também aproveitou para participar dos ensaios que antecedem o dia do desfile. “Estive na última quarta-feira no ensaio da escola, a quadra lotada com aproximadamente três mil pessoas e todos cantando o samba-enredo é lindo. Tem uma hora que a bateria toda para e o intérprete pede aplausos ao nosso senador. É um momento emocionante”, relatou.
No sábado, dia do desfile da Imperadores, o senador espera boa recepção do público com o desfile e admite ser difícil segurar a emoção.
“Espero que a avenida receba esse samba com muita alegria e muita emoção. Com certeza eu vou dançar, mas as lágrimas vão derramar. Talvez essa tenha sido a maior homenagem que eu tenha recebido ao longo da minha vida”, previu.  
A história
As cinco alegorias que a Imperadores levará para a avenida vão percorrer toda a história da vida de Paulo Paim. O abre-alas, que traz o símbolo da escola, representa Caxias do Sul, onde o senador nasceu. Desse carro, surge um globo mostrando que ele saiu dali para o mundo.
A segunda alegoria é uma metalúrgica, onde tem início a trajetória pública do homenageado. Ela será coreografada, com os bailarinos representando os trabalhadores em atividade.
O terceiro carro significa o Planalto, em Brasília, e o quarto faz referência à passagem do senador pela África do Sul, quando participou de uma comitiva para pedir a libertação de Nelson Mandela. Já a última alegoria encerra o desfile trazendo Paim, como destaque em um carro alegórico.
Um leão na luta
que faz o bem sem olhar a quem
 Compositor: Hugo Fiscal

O CÉU SE ENFEITOU
E O SOL NASCENDO VEM PRA CLAREAR
É LUZ QUE ILUMINOU O SEU CAMINHAR
MENINO COMEÇA A SONHAR
VEM DE LÁ DE CAXIAS DO SUL
TRABALHO É SUA VERDADE
PRA MUDAR TODA REALIDADE
ENCONTROU NO AÇO E NO METAL
RESISTÊNCIA É FORÇA SINDICAL
AS IDEIAS CHEGAM, VÃO SURGIR
É A LIDERANÇA A LHE SEGUIR
SUA ESTRELA BRILHOU
COMPANHEIRA É A SUA VERDADE
O POVO QUER PAZ, MAIS AMOR E DIGNIDADE
O NEGRO SONHOU, GRITOU, LUTOU… IGUALDADE
LIBERDADE!!!
O HOMEM É UM “MUNDO”
DE CORAGEM, CARINHO E PAIXÃO
QUE RODA O MUNDO, UNINDO A NOSSA NAÇÃO
EXEMPLO DE GARRA, CIDADÃO BRASILEIRO
É GENTE DA GENTE UM BRAVO GUERREIRO
APLAUSOS…
AO GRANDE LUTADOR
ORGULHO DO PAÍS, HOJE SOU MAIS FELIZ
E AO SOM DA SINFÔNICA VEM
UM LEÃO QUE SÓ FAZ O BEM SEM OLHAR A QUEM
VEM MEU AMOR, A IMPERADORES CHEGOU
A NOSSA FAMÍLIA TE ENVOLVE EM SEU MANTO
RESPEITA O LEÃO NESSA AVENIDA
TRAZ PAULO PAIM, LIÇÃO DE VIDA
Postar um comentário