| Мы хотим создать средний класс в Бразилии", сказал Дилма Руссефф | 
"Queremos construir um Brasil de classe média", diz Dilma Rousseff
A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, viajará a Moscou na terça-feira, 11, para a sua primeira visita oficial à Rússia, que acontecerá ente os dias 12 e 14. Ela concedeu entrevista ao primeiro Vice-Diretor da Agência de Notícias ITAR-TASS, Mikhail Gusman, cujo teor também foi publicado pelo site da Rádio Voz da Rússia, na qual falou que espera muito desta visita, no sentido de que as relações bilaterais Rússia-Brasil ganhem um forte implemento.
Dilma Rousseff afirmou querer conhecer as iniciativas de sucesso que a Rússia está implementando para seu povo. “O governo brasileiro pretende melhorar a qualidade de vida da sua população e as autoridades russas estão resolvendo tarefas semelhantes. Portanto, há muito o que esperar desta nossa viagem ao país.”
Na entrevista, a educação foi apontada pela presidente do Brasil como o meio para o país pôr fim às condições miseráveis por que vive parte de sua população. “O governo brasileiro presta atenção especial à educação dos jovens das famílias pobres. Este é o único caminho certo para combatermos a miséria. Não há política melhor do que a da educação para assegurar maiores oportunidades às nossas crianças e jovens. Há três fatores que já citei nesta entrevista e quero repetir: temos de investir em creches, em alfabetização na idade certa, e nas escolas em tempo integral. Estes são fatores cruciais para que nós consigamos estabilizar, e mais do que estabilizar, dar sustentação às novas conquistas sociais.”
Sobre a relação com a Rússia na área de educação, Dilma Rousseff afirmou à Itar-Tass, lembrou o intercâmbio com as instituições russas. “Para resolver com sucesso esta tarefa, de promover a educação, o governo do Brasil tem encaminhado milhares de jovens para estudar no exterior. A Rússia tem um importantíssimo papel neste aspecto. Queremos que cada vez mais jovens brasileiros realizem cursos em universidades russas e, da mesma forma, que mais estudantes da Rússia venham para o Brasil. Temos propostas de aumentar junto à Rússia a interação na área científica e tecnológica, e em particular, nas esferas técnico-militar e espacial. Na visita que farei à Rússia, estarei acompanhada por um grande grupo de especialistas de todas estas áreas às quais me referi.”
As grandes competições esportivas que Brasil e Rússia realizarão nos próximos anos também foi abordada pela Itar-Tass com a presidente brasileira. Ela explicou que quer conhecer a preparação para estes eventos russos. “Quero muito conhecer a experiência russa para estes preparativos. Devo dizer, com toda a sinceridade, que pretendemos vencer a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, mas, em relação às Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, nossas expectativas são mais modestas. Mas posso lhe assegurar que faremos todo o empenho para que estes dois grandes eventos, a serem sediados no Brasil, terão amplo apoio do governo.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário