Pixels ZN

A CONSULTA PUBLICA POPULAR DISCUTIU O DEFICIT DE HABITAÇÃO NA REGIÃO DE VILA MARIA E MUITO MAIS

 
IRANY DIAS - COORDENADORA DO GT DE HABITAÇÃO DE VILA MARIA AGRADECE A PRESENÇA DOS MUNICIPES NA 1a. CONSULTA PUBLICA POPULAR DE VILA MARIA, VILA GUILHERME E VILA MEDEIROS

O povo compareceu em peso ao auditório da Subprefeitura. Vieram pessoas de todos os bairros da região e falaram sobree os seus problemas e suas reinvindicações. Tinha gente de todo canto: do Jd. Brasil, Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Medeiros, Jd. Japão, Vila Sabrina, Pq. Novo mundo, Jd. Guançã, Jd. Julieta e de outros pontos da zona norte.
 
Foi em 11/072014, as 18:15 minutos, quando se reuniram os membros do GT de Habitação e a comunidade nas dependências do Auditório da Subprefeitura de Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros ,qual fica situada à Rua General Mendes,111-Vila Maria São Paulo -SP.
A reunião denominada Consulta Pública Popular para constatação de Déficit Habitacional da região.
A primeira Consulta Popular começou com a Coordenadora do Grupo de Trabalho de Habitação , Irani Aparecida Pereira Dias agradecendo a presença de todos os munícipes e fazendo o convite aos demais Conselheiros presentes a fazer parte da mesa ,sendo eles: o Coordenador do CPM Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros Sr. Paulo Moura também membro do Grupo de Trabalho de Habitação,os Srs. José Erivaldo Costa dos Santos e Rudecindo Mendes Marupa,e a Sra. Elaine Cristiana de Lima membro do GT de Educação , também foi convidada para compor a mesa a Sra. Regina Pereira de Andrade interlocutora do Poder Público com o Conselho Participativo Municipal também agradecendo a presença das pessoas no espaço da subprefeitura e colocando a disposição sempre que necessário e justificando a ausência do subprefeito no inicio reunião porque teve que atender convocação do Secretário , e o Sr. Francisco Barciela chefe de gabinete do vereador Vavá que falou da importância desses momentos com a população e só é possível quando o povo se manifesta, também vieram nos prestigiar o sr. Tadeu Marim e a sra. Ana Lucia Geraldo de Santana ambos membros afastados do Conselho por concorrerem às próximas eleições , neste momento a coordenadora da mesa , lembrou que a população do Parque Novo Mundo foi convidada através de sua liderança e  do Conselheiro sr. José Erivaldo Costa ( Zézão) ,e que por motivos desconhecidos não foi registrada a presença de ninguém daquela localidade.
Também foi registrada a presença do sr. Cicero Bezerra assessor de Comunicação do gabinete do Subprefeito Gilberto Rossi e sr. Brasilídio, assessor Jurídico, e da Subprefeitura de Santana o sr. Luciano Araújo assessor de Gabinete e o sr. Douglas Puodzius da assessoria de comunicação, a srta. Priscila Coura da Juventude e Direitos Humanos da mesma Subprefeitura .
Estavam presentes também associados da ALMEM e suas lideranças. Ao abrir as inscrições foi notada para surpresa de todos indicação de outras demandas na maioria nas áreas de Saúde e Educação entre outras dentre os inscritos a Sra. Lucer, Sr. Sergio,Sra. Gilma, Sra. Natália e Sra. Paula e o sr. Luciano, motivo pelo qual achou esta coordenação por bem deixar a população à vontade em relação as suas queixas, tranquilizando-os que as demandas seriam encaminhadas ,uma vez que todo o Conselho e GT's foram convidados para participar e colher suas demandas.Infelizmente apenas 5 dos 30 Conselheiros estiveram presentes,talvez pelo horário , não sabemos o real motivo do não comparecimento , pois a única Conselheira que se justificou momentos antes foi a sra. Kamila da Silva Gomes. Retornando a palavra aos munícipes: Sra. Lucer Souza Silva , falou  sobre a dificuldade de comunicação entre as UBS's e o munícipe relatou que "eles ligam apenas uma vez, se a pessoa não estiver em casa perde o chamado" e pediu ajuda deste conselho para uma forma mais justa e eficaz do atendimento à população ,muitos concordaram com o relato da mesma, o Sr. Sergio Shigueo relatou a demora para se conseguir marcar consulta com o clinico Geral e da dependência do mesmo para se conseguir uma consulta com especialidades , e pediu um período menor para a marcação de consultas com especialidades,novamente foram unânimes a concordância dos presentes com a fala do munícipe , Sra. Gilma reclamou da demora do atendimento do Samu cerca de 30 minutos para o atendimento de uma idosa que sofre com maus tratos de familiar, quer ajudar mas quer ter o sigilo mantido uma vez que o familiar em questão é agressivo. Sobre essa questão foi orientada a procurar o Conselho do Idoso para melhores orientações e providência.
A senhora Natália reclama da forma de agendamento para dentista " quando chega o dia do agendamento é alegado que não abriu a agenda e não se sabe quando o será " obrigando o usuário a ir várias vezes a UBS sem resposta satisfatória levando-o assim a desistir do atendimento e procurando um particular muitas vezes tirando da boca dos filhos para tal.Também denunciou a falta de vagas para crianças de 3 anos nas CEI's alega ter uma criança nesta idade e que não consegue vaga para a mesma,a sra. Paula foi o caso mais Contundente pois em seu relato/denuncia a mesma afirma ao procurar atendimento oftalmológico para sua filha de dez anos , foi encaminhada pela UBS para atendimento no CEMA ,que a médica que a atendeu foi extremamente grosseira não querendo ouvir o relato da mãe sobre o histórico da menina até aquele momento dizendo"mãe eu tenho 30 anos de profissão e não quero saber do antes ,é agora" a médica indicou uma lente de contato de 6.5 graus que já havia sido contraindicada por outro médico que tratava a menina antes (no hospital das Clínicas) ao tentar argumentar com a mesma sobre esta contraindicação a mãe foi surpreendida pela alegação da médica que se a mesma não providenciasse a compra da lente em ótica indicada por ela "a médica" largaria o caso de sua filha, não à atendendo mais , desesperada a mãe providenciou a compra da lente na ótica indicada , mais tarde ao procurar por outras óticas descobriu que o preço que pagou R$ 500,00 reais estava acima do mercado que custa cerca de R$ 280,00 reais indignada ela nos questionou sobre a arrogância e prepotência da médica conveniada.
O Sr. Luciano Araújo contribuiu com o informe de que a carreta do Hora Certa permanecerá até Setembro na Subprefeitura Santana/Tucuruvi, a todas as queixas dos munícipes a mesa informou sobre os meios normais para resolução dos problemas apresentados e se comprometeu de encaminhar uma a uma aos órgãos competentes prometendo acompanhar até o seu desfecho ,o Sr. Paulo Moura também membro do Conselho Gestor de Saúde esclareceu por várias vezes as questões de Saúde se comprometendo a ajudar na melhor forma de resolver tais insatisfações dos munícipes. Por fim, o subprefeito Gilberto Rossi, retorna do seu compromisso com o secretário e compõe a mesa falando aos munícipes presentes o compromisso desta subprefeitura em atender a população e encaminhar as demandas conforme suas competências e fazer nosso papel enquanto gestor público em buscar meios para atendê-los e, finalizou sua fala dizendo que conta com o apoio de todos e do Conselho para atingir os objetivos da região.
Quanto ao quesito habitação foi realizada a coleta de dados dos presentes ,sendo considerada Habitação a número “UM” das queixas no questionário realizado na entrada dos mesmos no auditório, embora não exposta verbalmente durante a Consulta ,os dados colhidos serão apresentados em posterior reunião com a Secretaria de Habitação , também foi indicado na mesa pelo Sr. José Erivaldo Costa dos Santos os terrenos Públicos mas utilizado por particulares como o Center Norte ,Terminal de cargas (jd. Julieta) sendo este uma briga antiga da comunidade para que seja um complexo de moradia e educação .
Conselheiros presentes: Irani Aparecida Pereira Dias,Paulo Moura da Silva,Elaine Cristiana de Lima,José Erivaldo Costas dos Santos e Rudecindo Mendes Marupa
Outras Consultas virão e contamos com a adesão da população para realizar um melhor trabalho.Nada mais a acrescentar a consulta se encerrou às 20:40 minutos. A presente Ata foi digitada e assinada por mim , Coordenadora do Grupo de Trabalho de Habitação do Conselho Participativo Municipal de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros





Nenhum comentário:

Visitantes