DEUS SALVE A NOSSA AMADA RAINHA! AMÁLIA RODRIGUES SALVE!

UM FADO
Amália da Piedade Rodrigues

Lisboa, 1 de Julho de 1920 - Lisboa, 6 de Outubro de 1999
Foi uma fadista, cantora e actriz portuguesa, considerada o exemplo máximo do fado, comummente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres.
RAINHA DO FADO
Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo. Aparecia em vários programas de televisão pelo mundo fora, onde não só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como ainda canções contemporâneas (iniciando o chamado fado-canção) e mesmo alguma música de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, italiana, brasileira). Marcante contribuição sua para a história do Fado, foi a novidade que introduziu de cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados, depois de musicados. Teve ainda ao serviço da sua voz a pena de alguns dos maiores poetas e letristas seus contemporâneos, como David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, Ary dos Santos, Manuel Alegre, Alexandre O’Neill.
O FADO HOJE - GAIVOTA
Para exorcizar Lobobão à Portuguesa
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lobobão - O Poço não tem fundo!
Décadence sans élégance
Lobobão está no ostracismo. Lutando para recompor sua carreira musical de qualquer jeito, ele viu-se obrigado chutar o balde da dignidade. Certo de que tudo foi para o Brejo e, portanto, nada tem a perder, o  Batráquio teve a grande ideia que o colocaria novamente com destaque na mídia. Claro, nada que dependesse de apresentar um trabalho musical descente. Foi com esse objetivo que ele passou a atacar todos os grandes nomes da MPB e a própria MPB dando a entender que quando se trata de Musica nesse Pais tropical, terra do samba e do futebol, o cara que sabe tudo é ele e aqueles a quem ele indica como luminares da arte.
Lobabão é o melhor exemplo de ate onde pode chegar a inveja e do que é capaz um Caidasso sem talento para aparecer.
Postar um comentário