Pixels ZN

BRASIL QUINTA PONTENCIA: Agora é Oficial, deu na CNN. O PiG já pode dar a noticia

Brazil's economy tops United Kingdom's
Economia do Brasil
ultrapassa o Reino Unido

NOVA YORK (CNNMoney) - Apesar de um crescimento mais lento, a economia do Brasil ultrapassou a pulverização catódica do Reino Unido em 2011, de acordo com uma nova estimativa do Centre for Economics and Business ResearchProduto Interno Bruto do Brasil no ano foi de $2,469 trilhoes dolares, de acordo com o estudo, tornando-o a sexta maior economia do mundo. Brasil ganha à frente do Reino Unido - que teve produção total de $ 2,420 trilhões - por uma margem de 49,2 bilhões dólares.

 "O Brasil tem uma grande força de trabalho e extensos recursos naturais", disse Tim Ohlenburg, um economista sênior do CEBR. "Está configurado para crescer mais rápido do que a maioria dos países europeus."
Ainda assim, o ano não foi um mar de rosas para a powerhouse sul-americana. O crescimento desacelerou para 2,7% em 2011, um declínio acentuado da taxa de 7,5% registrado em 2010.  O Reino Unido cresceu a apenas 0,8% no ano passado, economia da nação-ilha é dada a contração no quarto trimestre.

Os Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França continuam a ser as cinco maiores economias do mundo. Mas a França faria bem em prestar atenção a sua retaguarda. De acordo com Ohlenburg, não vai demorar muito para que o Brasil venha a supera-la para quinta do mundo"O Brasil não é tão longe atrás da França", disse ele. "Apesar de um crescimento mais lento, ele mostrou no estudo muita força total e grande potencial de crescimento."


O crescimento lento em 2011 estimulou Banco Central do Brasil a entrar em uma onda de corte na  taxa de juros em um esforço para relançar a economia do país, apesar do fato de que a inflação ainda é uma preocupação.   Banco Central do Brasil deve se reunir quarta-feira, e um outro corte é amplamente esperado da taxa atual de 10,5%.  Apesar do Brasil ser o único do chamado BRIC -Brasil, Rússia, Índia e China- a mostrar um crescimento mais lento, no conjunto, o BRIC lidera o crescimento economico das nações nos últimos tempos.

No início desta semana, o premiê chinês Wen Jiabao estabeleceu uma meta mais baixa para o crescimento econômico da China, ressaltando a necessidade de tornar o desenvolvimento do país vertiginoso mais sustentável.  O governo está apontando para o crescimento econômico de 7,5% em 2012, disse Wen, inferior à meta para o ano passado de cerca de 8%Mesmo o rápido crescimento econômico chinês tem um longo caminho a percorrer antes de pegar até os Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Visitantes