![]() |
Obama to talk economy, trade with Brazil's president |
Washington (CNN) - De caças a jato a estudantes de ciências e a próxima Cúpula das Américas, há uma abundância de tópicos para o presidente Barack Obama e a presidente brasileira, Dilma Rousseff visitando os EUA debater durante sua visita à Casa Branca.
![]() |
Obama to talk economy, trade with Brazil's president |
É primeira visita oficial de Dilma a Washington como presidente do Brasil e vem mais de um ano depois de Obama foi para o Brasil, logo após Rousseff chegou ao poder no país sul-americano, que é a sexta maior economia mundial.
Negociações de hoje incidirá sobre os laços econômicos e outras questões bilaterais e regionais como parte integrante dos líderes no "diálogo permanente sobre a crescente parceria entre os Estados Unidos e o Brasil", disse a Casa Branca em um comunicado.
Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse que a visita "vai permitir o aprofundamento das relações Brasil-Estados Unidos, e fazer avançar o diálogo bilateral entre os países."
Embora nenhuma agenda específica tenha sido lançada, temas que possam surgir incluem a busca por ambos os países por novos aviões militares, com o Brasil preocupado que os Estados Unidos recentemente tenha interrompido os planos de compra de aviões de treinamento do Brasil, a fim de procurar um possível fabricante dos EUA. Ao mesmo tempo, o Brasil está considerando a possibilidade de comprar novos caças dos Estados Unidos ou França.

Como parte de seu desejo de elevar ainda mais o seu status internacional como uma grande economia emergente, o Brasil está buscando a adesão do Conselho de Segurança da ONU.
Ele pode alavancar algum apoio a iniciativas regionais dos EUA em Cartagena para receber o apoio de Washington nas Nações Unidas. Até agora, dos membros do BRICS, o governo dos EUA expressou seu apoio à Índia para se juntar ao Conselho de Segurança, mas não ofereceu nenhuma posição sobre o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário