Pixels ZN

IBOPE: DILMA ABRE VANTAGEM - ELEIÇÃO PODE FECHAR NO PRIMEIRO TURNO

PESQUISA CNI/IBOPE: 
DILMA 40% X 35% SERRA

Mesmo depois de o tucano José Serra ter sido amplamente exposto nos programas eleitorais que PSDB, PTB e PPS veicularam ao longo deste mês, a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff (PT), aparece, pela primeira vez, liderando a pesquisa eleitoral do Ibope. Dilma tem, segundo pesquisa divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 40% das intenções de voto, contra 35 % de José Serra. Marina Silva, do PV, aparece com 9% da preferência do eleitorado.
Na última pesquisa Ibope, feita a pedido do jornal O Estado de S.Paulo e da TV Globo e divulgado último dia 5, Serra e Dilma estavam empatados, com 37%. Marina Silva, do PV, aparecia com 9%.
Em um levantamento anterior do Ibope, divulgado pela CNI em 17 de março, José Serra ainda liderava as intenções de voto. Naquela ocasião, ele foi apontado por 38% dos entrevistados, contra 33 % da petista, e 8% de Marina Silva.
Dilma Rousseff chegou a figurar numericamente na frente de José Serra na pesquisa CNT/Sensus: 35,7% contra 33,2%. Mas a margem de erro da pesquisa era de 2,2% para mais ou para menos, e o resultado foi considerado empate técnico.
Marina Silva foi lançada candidata do PV à presidência da República no último dia 10, em evento em Brasília. O vice dela é o empresário Guilherme Leal, dono da Natura. José Serra foi alçado como aposta do PSDB, em Salvador, no último dia 12. Até hoje, no entanto, o partido não acertou quem será o vice na chapa dele. Dilma Rousseff foi anunciada como candidata no dia seguinte, 13, em Brasília, com o deputado federal Michel Temer (PMDB) como candidato a vice-presidente.
A pesquisa foi feita entre os dias 19 e 21 deste mês, com 2,2 mil entrevistados de 140 municípios. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

DADOS DO LEVANTAMENTO

Data do Registro 18/06/2010
Protocolo 16292/2010
Contratada IBOPE Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda.
Contratante Confederação Nacional da Indústria - SB Norte -Quadra 01- Bloco C- Asa Norte-Brasilia -DF- CNPJ 33 665 126 0001-34
Valor da Pesquisa 162162
Origem dos Recursos Contratante
Pagante do Trabalho Contratante
Período de Realização de 18/06/2010 a 23/06/2010
Nr. de entrevistados 2002
Situação Aguardando decurso de prazo
Área de abrangência Nacional
Cargos Presidente



PRINCIPAIS RESULTADOS

GOVERNO LULA
A avaliação positiva do governo Lula permanece com o mesmo percentual registrado em março, recorde da série: 75% consideram o governo “ótimo” ou “bom”

Mantido o nível recorde de avaliação positiva observado em março, a rodada de junho registra o menor nível de avaliação negativa – a soma das menções de “ruim” e “péssimo” – de toda a série histórica: apenas 3% da população avalia negativamente o governo do presidente Lula.
 

• A aprovação à forma como o presidente Lula governa atinge nível recorde de 85%, dois pontos percentuais acima da rodada de março
. O percentual de desaprovação, 11%, é o mais baixo já obtido pelo presidente.
 
• Confiança no presidente também é recorde: 81% confiam em Lula, quatro pontos acima da rodada anterior


• Na comparação entre o primeiro e o segundo mandatos, o quadro é de estabilidade: os mesmos 49% consideram o atual mandato melhor do que o anterior





PESQUISA ELEITORAL

A candidata do PT, Dilma Rousseff, assume pela primeira vez a dianteira na corrida presidencial, de acordo com a pesquisaCNI/Ibope
 
• Na lista em que aparecem apenas os três concorrentes mais bem colocados, Dilma atinge 40% das intenções de voto, sete pontos a mais do que em março; Serra recua três pontos e tem 35%. Marina chega a 9%.


• Na simulação de segundo turno, a situação se inverte em relação a março e a candidata do PT também aparece na frente pela primeira vez: Dilma tem 45% e Serra, 38%


• Cai o percentual de brasileiros que afirma preferir votar num candidato apoiado pelo presidente Lula: são 48% agora, contra 53% em março


Na lista completa, quando são incluídos todos os prováveiscandidatos, Dilma tem 38%, enquanto José Serra aparece em segundo lugar, com 32%.





• Quase três quartos da população já sabem que Dilma Rousseff é apoiada pelo presidente Lula


Na indicação espontânea das intenções de voto para presidente, a candidata do PT, Dilma Rousseff, cresce oito pontos percentuais em relação à rodada de março e chega a 22%. O candidato do PSDB, José Serra, cresce seis pontos e tem 16%.

A candidata do PV, Marina Silva cresce dois pontos e tem 3% das intenções de voto espontâneas.

O percentual de indecisos permanece elevado: 40%.


SE TIVER SEGUNDO TURNO 
ZÉ PEDÁGIO VAI APANHAR DE NOVO 

As simulações de segundo turno confirmam a ascensão da candidata do PT. Se a eleição fosse hoje, no caso de decisão no segundo turno, Dilma teria 45% e Serra, 38%, uma situação inversa à observada há três meses.

REJEIÇÃO

Cresce a rejeição ao nome de Serra: 30% dizem que não votariam nele de jeito nenhum para presidente, contra 25%, antes.

ATÉ O PRINCIPE LARGOU MÃO
vitória de Serra nas eleições


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) confidenciou a interlocutor de sua mais absoluta confiança recentemente que tem sérias dúvidas sobre a possibilidade de José Serra (PSDB-SP) vencer a eleição presidencial, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta quarta-feira da Folha
"E olha que estou tentando ajudar", disse o ex-presidente, atualmente em tour pelo exterior --com retorno previsto para o dia 2.
No início de junho, convocada por FHC, a cúpula do PSDB se reuniu em São Paulo para pregar uma correção de rumo da campanha de Serra à Presidência.
O risco de desgaste com a demora na definição da vice é alvo de apreensão do grupo. A falta de diálogo e recentes rompantes de Serra também estiveram em pauta. Todos cobram informações sobre a campanha.
A avaliação foi a de que Serra deveria dedicar mais atenção aos aliados e à montagem de palanques, em vez de desperdiçar energia com a rotina da campanha.
por: Mônica Bermo

JUNTE-SE A TURMA DA ZN

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá tenho um video falando sobre as eleições e a alienação do pessoal quanto a isso espero que entendam o recado... bom blog sobre politica :D
http://www.youtube.com/watch?v=4qV68h7_oZk

Visitantes