Pixels ZN

Marta Suplicy lidera pesquisa para o Senado

Marta Suplicy lidera pesquisa para o Senado; três embolam em segundo
Foto de capa: Eduardo Ogata
Marta em visita à cidade de São Vicente, Baixada Santista
A ex-prefeita Marta Suplicy (PT) lidera a pesquisa de intenção de voto dos paulistas ao Senado realizada pelo Ipespe para o DIÁRIO. Se a eleição fosse hoje, 38% dos paulistas disseram que votariam na petista como primeira ou segunda escolha, uma vez que neste ano serão eleitos dois senadores.

Segundo o sociólogo Antonio Lavareda, do Ipespe, a preferência dos eleitores por Marta demonstra favoritismo da candidata na disputa, mas ainda não é possível afirmar que a eleição está garantida uma vez que a campanha ainda não começou. Para Lavareda, é arriscado apostar na vitória de qualquer um dos candidatos ao Senado, principalmente porque a disputa pela segunda vaga está concorrida.

Estão empatados em segundo lugar na preferência dos entrevistados o vereador Netinho de Paula (PC do B) e o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), com 17% do eleitorado cada um. O senador Romeu Tuma (PTB), que tenta a reeleição, atingiu 16% das intenções de voto e está em situação de empate técnico na vice-liderança. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O vereador Gabriel Chalita (PSB), que ainda não assumiu oficialmente a candidatura ao Senado, tem 9% das intenções de voto, seguido pela ex-vereadora Soninha Francine (PPS), com 8%, e o ex-ministro da Justiça Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), com 6%. O empresário Ricardo Young (PV) foi citado por 1% dos eleitores. A candidatura de Soninha aguarda uma consulta do PPS ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma vez que o partido faz parte de uma coligação que já apontou os dois candidatos para a vaga.

Mas a eleição para o Senado em São Paulo está longe de estar definida. Segundo a pesquisa Ipespe/DIÁRIO, 59% dos entrevistados disseram que não sabem em quem vão votar e 29% votariam em branco ou anulariam o voto.

Neste ano, estão em jogo duas vagas: a de Tuma e a de Aloizio Mercadante (PT), que vai disputar o governo do Estado. O terceiro senador por São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), fica no cargo até 2014.

A pesquisa Ipespe/DIÁRIO aponta vantagem de Marta tanto como primeira opção do eleitor, como na segunda opção de voto. A petista é escolhida por 29% dos eleitores e, como segunda opção, por 10%.

O ex-governador Orestes Quércia foi lembrado por 10% como primeira opção de voto, seguido por Netinho (9%), Tuma (9%), Chalita (6%), Soninha (4%) e Aloysio (3%). Como segunda escolha, os eleitores citaram Netinho (8%), Tuma (8%), Quércia (6%), Soninha (4%), Aloysio (3%), Chalita (2%) e Young (1%).
Candidatos ao governo acham normal indecisão do eleitor
Três dos principais candidatos ao governo do estado consideraram normal a indefinição dos paulistas em relação à disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. Segundo a pesquisa divulgada pelo DIÁRIO, 80% dos eleitores ainda não decidiram em quem vão votar.

“Ainda não há clima de campanha. Depois da Copa e com o início do horário gratuito de TV é que as campanhas vão chamar a atenção do público”, disse o candidato do PT, Aloizio Mercadante, que considerou “motivador” o índice de 17% das intenções de voto que o coloca em segundo lugar, atrás de Geraldo Alckmin (PSDB), com 50%.

Terceiro colocado, Celso Russomanno (PP) disse que o desinteresse com a eleição se deve à Copa. “Fico feliz com os 12% que tenho. Meus adversários já concorreram ao Senado, a presidente. Eu não concorri, mas sou lembrado pelo eleitor”, afirmou. Em quarto lugar, com 2%, Paulo Skaf (PSB) vê espaço para crescer entre indecisos. “A pesquisa mostra que tudo pode mudar ao longo da campanha. Minha candidatura representa o novo, será a opção do eleitor”. Alckmin não foi localizado para comentar o assunto.

Pesquisa ouviu 1.600 pessoas
A pesquisa Ipespe/DIÁRIO foi realizada por telefone entre os dias 9 e 11 de junho deste ano. Foram entrevistadas 1.600 pessoas em cem municípios do estado de São Paulo, incluindo a capital.

Foram realizadas 600 entrevistas na capital e mil em 99 cidades do interior do estado. A margem de erro do levantamento do Ipespe é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa Ipespe/DIÁRIO foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 15195/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com número 35974/2010.

Segundo o filósofo Rodrigo Queiroz, responsável pelo levantamento, as entrevistas por telefone proporcionam maior rapidez na sua realização e na tabulação dos dados, sem a necessidade de deslocamento dos pesquisadores até a residência das pessoas.

Rodrigo Queiroz também ressaltou que as entrevistas por telefone facilitam o acesso às residências, o que pessoalmente não seria possível de ser realizado por causa da dificuldade de ser recebido em certas regiões da cidade.
Fonte: Diário de S. Paulo - Regiane Soares Von Atzingen
regiane.soares@diariosp.com.br

REPERCUSSÃO
Nesta tarde (sábado, 19), o Diário de S. Paulo procurou Marta Suplicy que, por nota, comentou:

"Fico animada e grata pelo resultado. Mas pesquisa é o retrato do momento. O que vale é o dia da eleição. Continuaremos a trabalhar com muita garra, entusiasmo e determinacão até o dia da eleição. Com muita honra, espero ter a chance de representar e defender os interesses do Estado de São Paulo no Senado Federal."
Marta Suplicy

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de sugerir uma ideia que certamente trara ainda mais votos a futura senadora Marta. Treze categoria do trabalho, das quais uma delas e a do Psicologo, estao em pe de guerra com o senado devido a lei do ato medico e certamente darao todo apoio a Sra. Marta caso tenha dela a promessa de lutar por todas estas categorias que estao sendo afetada por esta lei. Grande abraco

Anônimo disse...

Texto emocionante neste sítio, tópicos assim dão valor a quem quer que visitar neste blogue :/
Faz mais deste espaço, aos teus utilizadores.

Visitantes