Pixels ZN

Aposentados e pensionistas - Lula garante os 7,7% de reajuste

Lula sanciona reajuste de 7,7% 
a aposentados e pensionistas



O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu nesta terça-feira (15) sancionar o reajuste de 7,72% aos aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo e vetar o fim do fator previdenciário.
O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega
“O presidente resolveu vetar o fim do fator previdenciário e sancionar o aumento de 7,72% e nos liberou para fazer cortes que vão compensar o aumento de R$ 1,6 bilhão este ano [que será gerado com a diferença entre o 6,14% e 7,72% no Orçamento da União", afirmou o ministro.
Mantega explicou que o presidente autorizou a equipe econômica a mandar para o Congresso, se necessário, emendas para manter a solidez das contas públicas. O ministro ressaltou que a preocupação central é manter o equilíbrio fiscal do governo.
O líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que acompanhou Mantega, afirmou que a decisão não se baseou nas eleições, mas em uma demanda popular. “Foi criada uma expectativa muito grande. Mas não prevaleceu nenhuma decisão política. Não tem nada a ver com as eleições. [Se fosse vetado] teria de se fazer uma nova medida provisória, que só seria votada em agosto", falou.
A proposta original do governo era de um reajuste de 3,5%, mas depois de um acordo com as centrais sindicais e entidades dos aposentados, ficou definido o índice de 6,14%. No Congresso, a medida provisória recebeu duas emendas, a do fim do fator previdenciário e a elevando para 7,7% o aumento.
Ontem (14), em evento em Minas Gerais, Lula afirmou que não pretendia estragar a sua boa relação com os trabalhadores aposentados.

OTÁRIO É QUEM ACREDITA NELES!

ABAIXO APRESENTAMOS AS MANCHETES DOS PRINCIPAIS JORNAIS DO BRASIL QUE FIZERAM TERRORISMO JUNTO AOS APOSENTADOS NAS SEMANAS QUE ANTECEDERAM A APROVAÇÃO DO REAJUSTE

SEJA UMA PESSOA MELHOR INFORMADA

NÃO ESQUEÇA: CANCELE SUA ASSINATURA HOJE MESMO

O Estado de S.Paulo 

Agora, Lula deve vetar reajuste de aposentado

Lula deve vetar reajuste para aposentados na terça 

Ministros pedem que Lula vete reajuste de 7,7% a aposentados

 

Folha online

Lula sinaliza veto a reajuste a aposentado

Lula pode trocar 7,7% por um abono aos aposentados

Jucá muda texto e reajuste de aposentado pode cair (Josias de Souza)

... Foi aprovado pelos deputados há uma semana. Já deveria ter chegado. Porém...Porém, Temer descobriu que a proposta foi aprovada com erro. O signatário do blog levou à FolhaOnline, um resumo da novela. O capítulo final pode incluir a morte do reajuste de 7,72% que se imaginava aprovado... 

(Josias de Souza)

REVISTA VEJA

Lula prepara manobra para vetar reajuste de 7,72% a aposentados

Correio Braziliense 

Lula deve rejeitar o reajuste de 7,7% aos aposentados e editar MP ...



O Globo 
Ministro diz que aumento de aposentados deverá ser mesmo de 6,14%

MIRIAM LEITÃO
Previdência: A discussão sobre o tema continuou nesta semana. Os ministros da Fazenda e do Planejamento propõem veto tanto ao aumento de 7,7% aos aposentados quanto ao fim do fator previdenciário. O presidente está pensando.


Rondo Notícias 
Lula sinaliza veto a reajuste a aposentado


Destak Jornal
Lula sinaliza veto a reajuste de 7,72% aos aposentados

Bom Dia Sorocaba 
Lula sinaliza veto a reajuste para os aposentados


JUNTE-SE A TURMA DA ZN 

Nenhum comentário:

Visitantes