Pixels ZN

DEPOIS DAS ENCHENTES, CHUTE NA BUNDA

A LINHA VERMELHA DA EXCLUSÃO
Assista reportagens sobre a vida de atingidos por enchentes em SP
A TVPT Paulista começa uma série de reportagens sobre como estão vivendo as vítimas da enchente na Zona Leste da Capital. A reportagem do PT foi ao bairro e entrevistou pessoas que estão vivendo o drama de retomar suas vidas após a devastação das enchentes e do poder público. Interessado em fazer um parque linear na várzea do Rio Tietê, o Governo do estado e a Prefeitura aproveitam a calamidade para derrubar as casas abandonadas pelos moradores. Embora a enchente tenha baixado e a imprensa não fale a respeito, os moradores do Jardim Pantanal, como também de outros bairros da Várzea, temem nova enchente.

No mapa, note a área no quadro abaixo, onde moram os entrevistados da reportagem. Todos estão dentro da faixa vermelha que o governo pretende desapropriar para o Parque Linear (mapa oficial do Governo do Estado).

Os Moradores estão cientes da opção feita pelo governo de fechar as comportas da barragem da Penha para evitar alagamento na região central, enquanto a Zona Leste afunda nas águas do rio. Quem aceitou a bolsa aluguel por seis meses, no desespero da inundação, se arrependeu e voltou. Mas suas casas não existem mais. São apenas escombros.
Pantanal resiste: A primeira reportagem retrata o nível de organização da população local, disposta a resistir à entrega de suas casas sem uma recíproca à altura. São casas de excelente padrão, compradas há cerca de 20 anos, que não podem ser trocadas por R$ 2 mil. São milhares de casas que estão no limite de uma faixa vermelha que o governo desenhou para delimitar onde será instalado o parque linear. (Assista em: http://www.mailling.com.br/pt/link.php?M=24816&N=24&L=5
Fotos: Cesar Ogata - Colaboração com o Blog da ZN: Filó

Nenhum comentário:

Visitantes