“Atrás do patinho feio da Fiesp está a escravidão moderna”, explicou o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, nesta quarta (27), durante coletiva de imprensa de centrais sindicais na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo.
O evento foi convocado para esclarecer como serão as ações das principais centrais contra o golpe e em defesa do trabalhador no ato de 1º de maio, no Vale do Anhangabaú, no centro da capital. Há a expectativa participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manifestação do próximo domingo. Os organizadores informaram, ainda, que também convidaram a presidenta Dilma Rousseff para o ato no Dia do Trabalhador.
Para Araújo, o processo de impeachment é uma tentativa de implantar a agenda neo-liberal que saiu derrotada nas últimas eleições presidenciais. Ele também insistiu que a “Ponte para o Futuro”, plano político e econômico que Michel Temer pretende por em vigor caso o golpe seja consumado, é um retrocesso enorme para a classe trabalhadora.
“A ‘Ponte para o Futuro’ é o mesmo que rasgar a CLT [Consolidação das Leis do Trabalho], fortalecer a terceirização e começar a perder boa parte dos direitos trabalhistas”, disse o presidente da CTB. Ele também analisou que as manifestações de junho de 2013 favoreceram os grupos mais conservadores do País.
“As Jornadas de Junho fortaleceram as forças conservadoras e a chamada bancada BBB [Boi, Bíblia e Bala] da Câmara”, afirmou.
AnhangabaúSP-dia-17 (1)
Golpe ao trabalhador
De acordo com o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, não é possível “um bandido” como o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), julgar uma presidenta honesta. Ele comemorou que a imprensa internacional está denunciando o golpe em vigor e explicou quais instituições, na visão dele, querem a destituição de Dilma.
“A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a CNI (Confederação Nacional da Indústria) têm muitos interesses em tirar o direito dos trabalhadores. Se a Fiesp está apoiando é porque tem um interesse bastante próprio”, garantiu.
13054671_10156841771785273_749355787_o
Para o presidente da Intersindical, Ricardo Saraiva, o golpe não é apenas contra a presidenta. “Quem está sendo golpeado não é a Dilma, quem está sendo golpeado não é o Lula. O golpe é contra a classe trabalhadora. O que está em jogo é um ataque feroz aos trabalhadores”.
Apesar de lembrar que fez oposição ao ex-presidente Lula em muitas oportunidades, Saraiva se opôs às tentativas de prisão do ex-presidente, “a maior liderança política da América Latina, e, quiçá, do mundo”.
Saraiva garante que a luta permanecerá seja qual for o resultado do processo de impeachment no Senado Federal. “Nós não vamos permitir que um governo golpista governe. Nós vamos barrar o golpe custe o que custar”.
Dia do TrabalhadorO evento de 1º de maio no Vale do Anhangabaú será divido em duas partes. Das 10h às 14h, mais de 60 lideranças políticas e organizações se revezarão em discursos de apoio à democracia e à classe trabalhadora. Após às 14h, haverá apresentações culturais e artísticas, como Beth Carvalho, Martinho da Vila, Chico César e Detonautas Roque Clube.