Pixels ZN

Vereador Vava acompanha Secretário da Saúde em encontro na Subprefeitura de Santana. Um balanço das ações dessa area na zona norte da cidade

Vereador Vava dos Transportes parabeniza o Secretario da Saúde, José de Filippi Júnior, pela implantação do Hora Certa Movel na Subprefeitura Santana, destacando o bom serviço prestado na zona norte, e fala da necessidade de mais melhorias que ainda devem ser feitas pela administração municipal nessa região.
Secretario José Filippi acompnahdo pelo Sibprefeito Carlos Candella, pelos assessores Luciano Araújo, Douglas e Hilda, pelo Cordenador da Saude Norte, Dr. Alberto, pela responsável do Hora Certa, Hélia e pelo Assessor parlamentar Manoel de Almeida.
 O Secretário Municipal de Saúde, José de Filippi Júnior, fez um relato das realizações da pasta para melhorar o atendimento nas unidades de saúde na zona norte da cidade. Durante reunião nesta sexta-feira (8) na Subprefeitura Santana, na zona norte, o secretário falou das reformas, construções e contratação de profissionais mais qualificados e comprometidos com a população para ampliar e melhorar o atendimento na região.

 

A principal obra na região é o Hospital da Brasilândia, na Estrada do Sabão, cujo edital será lançado ainda este mês. A Prefeitura celebrou convênio com a Santa Casa para construção da UPA que substituirá o Pronto Socorro de Santana. Também serão lançados editais para a construção de 32 novas UBS e 18 UPAs em várias regiões da cidade.
 
No encontro, Filippi também falou sobre a melhoria da qualidade do atendimento. Como exemplo, ele citou o serviço de assistência a parturientes. Até o ano retrasado, o estado realizava 55% dos partos da cidade, enquanto que o município bancava os 45% restantes. No ano passado, a situação se inverteu, com a prefeitura ficando com mais da metade dos procedimentos.
 
Iniciativas como a Rede Hora Certa foram fundamentais para a diminuição das filas de espera. Para fazer um exame de ultrassom, por exemplo, o cidadão era obrigado a esperar sete meses, o que inviabilizava o diagnóstico e o tratamento. Hoje, um ultrassom é realizado em 45 dias em média.
 
O secretário também falou sobre o resultado de concursos para contratação de profissionais da saúde. Mais de 200 mil profissionais se inscreveram para as provas. Para a categoria dos técnicos em enfermagem, 1.800 já foram classificados e terão sua contratação efetivada brevemente.
 
Filippi também citou pesquisa em que a saúde aparece como prioridade para mais da metade da população da cidade de São Paulo. “Saúde é prestação de serviços, e não apenas dinheiro”, disse. O secretário explicou que o que o prefeito Fernando Haddad entende por saúde é “gente cuidando de gente”, “gente especializada, motivada, treinada e bem remunerada” para garantir a eficácia e a eficiência do serviço.
 

A região de Santana vai ser beneficiada com a adaptação do Ambulatório Especialidades do Tucuruvi em Hospital Dia, com realização de pequenas cirurgia, e também receberá a equipe de consultório na rua, bem como a reforma das Unidades Básicas de Saúde Joaquim Antonio Eirado, Vila Albertina (acessibilidade e adaptação para UBS Integral), Jaçanã, Jardim Joamar, Conjunto do IPESP, Dr José Toledo Piza, Wamberto Dias Costa e Chora Menino 
 
O encontro na Subprefeitura Santana faz parte de uma série de encontros dos secretários municipais com a população e está programada para chegar a todas as subprefeituras da cidade. Acompanharam o secretário o coordenador de saúde da Região Norte, Alberto Alves Oliveira, e o supervisor de Saúde de Santana, Roberto Ogata. Foram recebidos pelo subprefeito Carlos Alberto Candela e pelo Luciano Araujo mediador entre os dois orgãos para realização do Projeto.

Nenhum comentário:

Visitantes