Pixels ZN

AECIO NEVES PERDE VOTOS POR USUAR DROGAS, MAS CULPA A INTERNET

Aécio Neves, o principal adversário
na próxima eleição presidencial no Brasil,
INTERNET DERAIL BRAZILIAN POLL’S RUN FOR PRESIDENT - The YouTube clip shows a man chatting with reporters on a sidewalk at dusk
está tentando inutilmente querendo afastar os rumores online de sua toxicodependência, em uma tentativa desesperada de salvar sua campanha.

O clipe YouTube mostra um homem conversando com repórteres em uma calçada ao anoitecer. 

Há um jeitinho de bêbado em seu discurso e uma guinada clara para o pé da frente, que pode ser um sinal de que ele está "cansado", ou simplesmente tinha mais doses do que deveria. Mas o caption- "Aécio Neves concede entrevista embriagado".

Faça uma pesquisa rápida no Google de Aécio Neves e você vai saber que ele é um atual senador e ex-governador de Minas Gerais, um dos maiores e mais desenvolvidos estados do Brasil. Os maiores jornais do país estão cheios de relatos elogiosos sobre sua capacidade de equilibrar o crescimento econômico com avanços na saúde e educação. Quase um Deus. Você também vai saber que ele é o desafiante da presidente Dilma Rousseff na próxima eleição presidencial do país. 


No entanto, na categoria "pesquisas relacionadas" do Google, "presidente Aécio Neves 2014" é apenas o terceiro resultado. Os dois  resultado topo "Aécio Neves Aerado cherador de cocaína" e "Aécio Neves bêbado", sugerem uma pessoa muito diferente daquela que os jornais brasileiros vendem: um usuário de drogas com um passado muito duvidoso.
Então, quem está por trás das mensagens conflitantes? A diretoria da campanha Neves diz que é de esquerda do Partido dos Trabalhadores de Dilma, que nega as acusações. Mas, com a eleição de outubro se aproximando rapidamente e as pesquisas fiaveis mostrando Neves para baixo por mai 20 pontos percentuais, o ex-governador está envolvido numa batalha aquecida por sua reputação online.


Sua campanha contratou um escritório de advocacia de São Paulo no ano passado para cortar perfis falsos no Facebook e perseguir trolls que foram supostamente produzindo rumores sobre Neves. Nesse meio tempo, os críticos dizem que ele está executando uma campanha excessivamente agressivo e tentando inutilmente silenciar a dissidência on-line, algo completamente anátema para a abertura e liberdade da Internet.


Nós, americanos, sabemos tudo sobre os boatos e campanhas negativas (lembre-se os birthers?). Mas o sistema jurídico do Brasil tem acompanhado o que os candidatos e partidos podem ou não podem fazer on-line, tornando o campo de batalha digital para presidente neste web nação esclarecido particularmente cruel.

Poucos esperavam que a eleição ia jogar fora dessa maneira por Neves, um homem que tem sido preparado para o poder. Seu avô, Tancredo Neves, foi um estadista reverenciado cuja a última eleição indireta em 1985 marcou o retorno do Brasil à democracia. (Ele morreu de uma doença no estômago antes que ele pudesse assumir o cargo.) 

O mais novo Neves nasceu em Minas Gerais. No entanto, como um homem jovem, ele passou um tempo considerável pendurado em torno das praias, bordéis e bares do Rio de Janeiro, que são conhecidos por uma cultura da vida fácil, sexo, drogas e surf. Neves admite que experimentou maconha durante alguns anos. Mas, como sua carreira política começou a decolar, histórias sobre suas festas de arromba apareceram nas colunas de fofocas dos principais jornais do país, muitras alimentadas pelo Sr. José Serra, um economista e politico brasileiro. Ainda assim, poucos esperavam que estes fatos sobre sua vida iria afetar sua carreira política.


Naquela época, em meados de 1990, o Partido Social Democrata de centro-direita reinou supremo no Brasil. Mas em 2002, o Partido dos Trabalhadores iniciou um impulso de uma década, graças à multidão agradecida do talento e da erradicação da pobreza políticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



De repente, os social-democratas eram vistos como os tecnocratas de cabelos grisalhos, e bases do partido foram forçados a suportar três derrotas e dois de Lula e um para o seu mentor, Dilma Rousseff, antes da experiência do PT, havia alguma esperança de conseguir votos, mas agora .. agora, pode-se dizer que o senador Neves finalmente teve sua chance.




Nenhum comentário:

Visitantes