
Nesse lugar foi construída uma base marítima moderna que expandiu as portas de Cuba para o mundo.
A obra resulta de investimentos feitos a partir de crédito concedido pelo Brasil e pelo apoio da Associação Econômica Internacional AEI em colaboração com um grupo brasileiro e uma empresa de construção Cubana.
Mais tarde, os executivos da obra, tanto os estrangeiros e cubanos, fizeram apresentação sobre as medidas tomadas até à data e sua importância para o desenvolvimento da área e, entre outros elementos, a importante contribuição na criação de novos empregos .
Atualmente está em execução a primeira fase do projeto. Ele prevê a construção de um cais de 700 metros que permitirá o início das operações no porto, garantindo acesso incial a navios com 15 metros de estrutura.
Além desse trabalho ocorrem também adaptações no entorno com a construção de uma ampla infra-estrutura de rodovias e ferrovias modernas. Mariel dista cerca de 45 milhas de Havana e necessita dessa remodelamento para dar suporte ao Porto.
Também será modernizado o Instituto Politécnico no próximo ano que treinará especialidades relacionadas as necessidades Portuárias.
A construção do terminal é realizada com a premissa de proteger o meio ambiente e supre a dificuldade da entrada de navios de maiores dimensões e profundidade do porto de Havana, pela sua profundidade insuficiente.
Após a reunião, Lula da Silva falou sobre a importância deste projeto para o futuro econômico de Cuba e expressou sua insatisfação com os bons resultados até agora têm sido obtidos.
Raúl Castro destacou que o progresso do trabalho no horário, sem atrasos, uma conquista que deve ser mantido até a conclusão de todos os itens de trabalho alcançado.
Raúl reconheceu o profissionalismo dos especialistas brasileiros e pediu aos cubanos, especialmente as agências e empresas envolvidas com este investimento, que aprendam com estas novas experiências transmitidas pela capacidade organizacional demonstrada pelo Brasil.
![]() |
Luiz Inácio Lula da Silva se despede de Cuba no Aeroporto Internacional José Marti em Havana. |
O MUNDO NÃO É O BASTANTE
Quero ir ao Planetário para lembrar como somos insignificantes ante a criação de Deus. Lula
"O OBAMA DEVE TER A MESMA CORAGEM QUE TEVE O POVO AMERICANO AO ELEGÊ-LO E ACABAR COM BLOQUEIO CONTRA CUBA"
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Fevereiro 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário