Pixels ZN

AFRICA - BRASIL JÁ É CAMPEÃO!

ACOMPANHE A VIAGEM DE LULA A AFRICA

Reforçando os laços com a África

Com o objetivo de reforçar as relações bilaterais do Brasil com países africanos, o presidente Lula visitará seis países – Cabo Verde, Guiné Equatorial, Quênia, Tanzânia, Zâmbia e África do Sul.

CABO VERDE 

Petróleo, reestruturação da dívida e futebol


Após reunião com o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria e Neves, num hotel na Ilha do Sal, o presidente Lula informou que a reestruturação da dívida deste país com o Brasil foi acertado.
De acordo a Embaixada do Brasil em Cabo Verde, o governo brasileiro perdoará US$ 1,2 milhão referente aos juros e US$ 3,9 milhões – dívida principal – serão pagos em 10 parcelas semestrais. Segundo o presidente Lula, isso é uma forma de ajudar Cabo Verde a se reestruturar e candidatar-se a novos empréstimos junto a organismos internacionais.


Presidente lula e o primeiro-ministro José Maria e Neves na entrevista coletiva. Foto: Ricardo Stuckert/PR

A dívida deles era impagável.
Por isso tomamos esta decisão.

 O presidente brasileiro informou também que ao término a viagem oficial pelo continente africano irá determinar que uma equipe da Petrobras mantenha entendimentos com o governo caboverdeano para pesquisar campos de petróleo em águas profundas. A campanhia brasileira detém tecnologia que pode permitir os estudos da qualidade do óleo e do gás na costa marítima. O primeiro-ministro informou que há indícios de camada de petróleo e que a participação da Petrobras é vista como fundamental para definir os planos do governo local sobre a questão.

 

Guiné Equatorial 


Delegação brasileira é recebida com festa



Presidente Lula e o Presidente de Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema

Guiné Equatorial, segundo país do continente africano a ser visitado pelo presidente Lula, recebeu a delegação brasileira com festa neste domingo (4/7). No Aeroporto Internacional de Malabo, capital do país, bandeiras dos dois países enfeitavam o hall de desembarque. O presidente brasileiro foi recebido pelo presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema Mbasogo, e em seguida foi apresentado às autoridades locais.
Na saída do aeroporto, centenas de moradores trajando camisetas brancas com as bandeiras do Brasil e de Guiné Equatorial saudaram o presidente Lula. A programação oficial começa nesta segunda-feira (5/7), quando Lula e Mbasogo reúnem-se no palácio do governo. Após o encontro bilateral, eles fazem uma declaração de imprensa. À tarde, a delegação do Brasil segue para Mairobi (Quênia), terceira etapa da viagem à África.
O Brasil apoia a adesão da Guiné Equatorial, como membro de pleno direito à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Presidente Lula da Silva  em Malabo exprimiu publicamente esse apoio


QUÊNIA

Embrapa pode transformar savana africana em forte produtor de grãos



Lula discursa durante seminário empresarial Brasil-Quênia realizado em Nairóbi. Foto: Ricardo Stucker/PR

O presidente Lula deixou o Quênia nesta terça-feira (6/7) afirmando que a savana africana tem tudo para se transformar num celeiro de produção de grãos – e para isso contará com a ajuda da brasileira Embrapa. A observação foi feita durante o encerramento do seminário empresarial Brasil-Quênia e também no discurso realizado durante almoço oferecido pelo presidente queniano, Mwai Kibaki. No almoço, Lula voltou a falar de futebol, defendendo a Seleção Brasileira que, mesmo eliminada da Copa do Mundo da África do Sul, ainda seria o melhor time do mundo. O presidente brasileiro deu uma camisa da Seleção, autografada pelos jogadores, de presente a Kibaki.
Em seu discurso no seminário, Lula defendeu o incremento da parceria comercial entre os dois países, porque há muito espaço para esse crescimento no intercâmbio, principalmente no campo alimentar. Segundo Lula, a experiência da Embrapa no centro-oeste brasileiro, que no passado era considerado improdutivo e hoje é importante produtor de grãos no Brasil, pode servir ao Quênia e demais países africanos.

No almoço com o presidente Kibaki, Lula ouviu do colega queniano elogios ao papel do Brasil no apoio ao desenvolvimento econômico e social do continente africano. O presidente brasileiro destacou que a visita ao Quênia era “uma forma de aprofundar a viagem de descoberta que o Brasil vem fazendo nestes últimos à África. Estamos constatando o verdadeiro Renascimento que este continente vive e as esperanças que traz para a grande nação africana”.


TÂNZANIA

Festa na chegada à Tanzânia


Presidente Lula passa as tropas em revista durante sua chegada a Dar es Salaam, capital da Tanzânia. 
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Várias manifestações de danças tribais e grupos musicais marcaram a calorosa recepção ao presidente Lula, além de autoridades e empresários brasileiros, no Aeroporto Internacional Julius Nyerere, em Dar es Salaam, capital da Tanzânia. No aeroporto, Lula foi recebido pelo presidente Ali Mohamed Shein.
Depois, num pequeno palanque, o presidente brasileiro participou de cerimônia de desfile da tropa da Guarda Presidencial e depois se aproximou de um grupo que cantava e dançava com cobras. No caminho até o hotel, populares se juntaram nas avenidas da cidade para assistir o comboio da comitiva brasileira. No hotel, mais grupos musicais e exibições de dança.



Presidente Lula observa apresentação de grupo folclórico da Tanzânia. 
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula desembarcou em Dar es Salaam no final da tarde desta terça-feira (6/7) para cumprir a quarta etapa da viagem que faz pelo continente africano. Amanhã, quarta-feira (7/7), Lula participa da abertura do Seminário Empresarial Brasil-Tanzânia. Depois visita a Feira Internacional de Comércio de Dar es Salaam, onde visitará o pavilhão brasileiro. Às 11 horas (5 horas no horário de Brasília), o presidente Lula seguirá para o Palácio Presidencial para reunião com o presidente Jakaya MrishoKikwete, com reunião ampliada seguida de assinatura de atos.


Projeto da Vale é atração na Tanzânia


Os presidentes Lula e Jakaya Mrisho Kikwete (Tanzânia) conheceram nesta quarta-feira o projeto Moatize, da Vale. Implementado em Moçambique, onde a empresa começa a produzir carvão a partir de janeiro de 2011, o projeto tem como objetivo suprir o mercado siderúrgico brasileiro com a matéria-prima.



O presidente da Vale, Roger Agnelli, que integra a comitiva do governo brasileiro, afirmou que a África é uma oportunidade enorme para os empresários brasileiros:
Em 10 anos será um continente diferente. O mundo vai precisar da África. A África está no meio dos dois mundos. Oriente e Ocidente. As empresas brasileiras têm que vir para cá e investir. A África é o futuro em recursos naturais, assim como o Brasil e a América do Sul são o presente.
Agnelli afirmou ainda que a participação do presidente Lula no incentivo para que grupos brasileiros invistam no mercado africano tem sido de enorme importância. Ele citou como exemplo o fato de o presidente brasileiro ter intercedido junto ao governo da Tanzânia para que a Vale possa explorar uma mina de ferro que será colocada em licitação. A Vale também irá ampliar seus negócios na Zâmbia.


. ZAMBIA .

LULA - MAIS UMA AGUIA NA ZAMBIA



Durante reunião com o presidente da Zâmbia, Rupiah Bwezani Banda, no Palácio do Governo, o presidente Lula defendeu a união dos dois países para o combate aos subsídios que os países ricos dão aos produtos agrícolas dos seus próprios países. A visita do presidente brasileiro a Lusaca permitiu a assinatura de 10 atos e acordos considerados pelo Brasil como de enorme importância no processo de cooperação mútua. Depois, Lula seguiu viagem para a África do Sul, onde participa de cerimônia de lançamento da Copa do Mundo 2014, que ocorrerá no Brasil, e de encontro com o presidente Jacob Zuma. Lula retornará ao Brasil na manhã de sábado (10/7).

É preciso estarmos juntos para combatermos os subsídios que os países ricos dão para seus produtos. Senão, o mundo estará prejudicado.

O encontro na sede do governo da Zâmbia é parte da programação brasileira no país africano. As autoridades locais foram recebidas pelo presidente Rupiah Banda que, em discurso, destacou a importância do Brasil, bem como a liderança do presidente Lula no cenário internacional. Em seu pronunciamento, Lula explicou que os laços entre os dois países tiveram impulso mais decisivo nos anos de 2006 e 2007, quando as respectivas embaixadas foram instaladas em Brasília e Lusaca. Na avaliaçao do presidente brasileiro, este sinal foi significativo para os avanços nas relações entre os país.

Porém, Lula deseja que este processo seja ampliado especialmente nas áreas sociais, culturais e comerciais. Ele reconheceu também a importância da Zâmbia que vem se desenvolvendo ao longo de décadas. Segundo Lula, Zâmbia conseguiu superar os efeitos da crise financeira internacional do mesmo modo que o Brasil suplantou os efeitos da crise de 2008. O presidente revelou as medidas que foram adotadas pelo governo naquele período como a ampliação do crédito, aquisição de carteiras de bancos e incentivo ao consumo.
Lula disse que a crise já poderia ter sido coisa do passado se os países ricos tivessem colocado em prática algumas medidas defendidas pelo Brasil como por exemplo a oferta de crédito para atender a demanda do comércio exterior. O presidente brasileiro pregou também a conclusão do acordo da Rodada de Doha e um sistema de fiscalização para “sabermos o tamanho do buraco” dos bancos europeus. Ele lamentou o fato de em diversos momentos o FMI e o Banco Mundial terem visitado os paísers em desenvolvimento para dar palpites.
Agora que a crise ocorre com os países ricos, o FMI encontra-se em silêncio profundo e o Banco Mundial ficou mudo.
Por este motivo, Lula assegurou que os problemas dos países como Brasil e Zâmbia devem ser resolvidos por eles próprios. Segundo o presidente, os dois países estão com suas economias sólidas e, no caso do Brasil, existe previsão do crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] em 5% no ano de 2010, embora há quem aposte num percentual acima dos 7%.
Ainda no discurso, o presidente destacou os programas sociais desenvolvidos pelo Brasil, como o Fome Zero, Luz para Todos e merenda escolar. Por este motivo, ele sugeriu que durante visita oficial do presidente da Zâmbia ao Brasil leve na delegação autoridades que tenham ligações com projetos sociais para conhecer de perto dos programas brasileiros. Lula explicou que estas ações do governo melhoraram a qualidade de vida da população, diminuindo a pobreza e permitiram a inclusão de famílias no mercado de consumo.
Na visita ao palácio foram assinados os atos e acordos de entendimento seguida de condecoração do presidente Lula com a Ordem da Águia da Zâmbia. Do palácio presidencial, Lula se deslocou a um hotel em Lusaca para cerimônia de encerramento do Seminário Empresarial Brasil-Zâmbia. Este é o quinto país visitado por Lula neste periplo pela África. De Lusaca, a delegação segue para Joanesburgo para o lançamento oficial da Copa do mundo 2014 que ocorrerá no Brasil. 

ULTIMA PARADA: AFRICA DO SUL
Post próprio

Nenhum comentário:

Visitantes