Valdemar Silva, o popular Vavá, casado, pai de quatro filhos, tem mais de 35 anos dedicados à categoria dos Transportes Urbano da Capital. Começou como cobrador e cresceu profissionalmente ocupando lugar de destaque no livro da história gloriosa do Sindicato dos Condutores.
Nesta longa trajetória sempre teve como princípios o trabalho, a luta e a obstinação, que foram os responsáveis por inúmeras conquistas. Na categoria, ele esteve sempre na linha de frente das principais lutas sindicais, como cipeiro, integrante da Comissão de Garagem, delegado, diretor de base e, por quase oito anos, ocupou a função de diretor da Secretaria de Atividades Sociais, Esporte e Lazer do Sindicato. Além disso, recentemente foi eleito diretor do Conselho Fiscal da Cooperativa Habitacional de Trabalhadores no Transporte (desincompatibilizado do cargo).
Toda essa atuação levou Vavá a ocupar lugar de destaque no livro da história gloriosa do Sindicato dos Condutores de São Paulo e, consequentemente, foi a sua porta de entrada para a vida política.
Vavá filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em setembro de 2011 por ser o partido que tem propostas políticas que vão ao encontro com a luta da categoria de transportes e também com o trabalho social desenvolvido pelo sindicato, por meio do Grupo Resgate, principalmente com adolescentes e com a terceira idade. Por todo esse trabalho, Vavá foi indicado pela categoria para ser candidato a vereador pela cidade de São Paulo.
Projeto de autoria do vereador Valdemar Silva (Vavá do Transporte – PT) Garagem Escola na CMSP
Vereadores paulistas aprovaram o Projeto de Lei que criada a Escola de Formação de Trabalhadores do Transporte Público – “Garagem Escola”, no âmbito do Município de São Paulo, de autoria do vereador, Valdemar Silva (Vavá do Transporte – PT), que é motorista e ex-secretário de Esporte e Lazer do Sindicato dos Motoristas – SP. Agora o projeto segue para o sanção do Prefeito Fernando Haddad.
Como bem disse Vavá, a “Garagem Escola” compreende um conjunto integrado de ações dos Poderes Públicos, das empresas concessionárias e permissionárias do transporte público e dos trabalhadores mediante gestão participativa, democrática e descentralizada.
A Escola de Formação visa capacitar os trabalhadores do sistema de transporte como regulamentando e efetivando os ditames já previsto na Constituição Federal de 1988, Código de Trânsito Brasileiro, e Lei nº 12.619/2012 que regulamentou a profissão do motorista.
Além da formação e capacitação profissional, o projeto também visa a geração e manutenção de postos de trabalho; o fortalecimento do setor de transporte com capacitação de trabalhadores; a prestação de um serviço público de melhor qualidade, bem como incentivar ao ingresso de mulheres trabalhadoras no sistema de transporte público e qualificação profissional de cobradores do sistema em outras funções nos setores de manutenção, administrativo e operação como motoristas.
Outro Projeto do Vavá:
Vereador Vavá - Presença marcante na Zona Norte
Arco Tietê: vereador Vavá aprovou os melhoramentos viários na zona Norte
Projeto de Lei (PL) 721/2015, que estabelece plano de melhoramentos viários “Arco Tietê”, previsto no PDE (Plano Diretor Estratégico). A proposta do Executivo — que obteve 34 votos favoráveis, seis contrários e uma abstenção — foi aprovada em primeira e abrange uma área de aproximadamente 60 milhões de metros quadrados, na zona norte da cidade.
O PL prevê abertura de novas avenidas com mais de 30 quilômetros de extensão, além de possibilitar o alargamento de 45 km de vias já existentes, entre outras intervenções.
A zona norte da cidade carece de uma transformação em todos os aspectos e os principais pontos positivos da proposta:
“O maior destaque do projeto é mobilidade urbana, em segundo, é a reorganização do solo, não só pela atual Lei de Zoneamento, mas, como tratar o Arco Tietê dentro de um projeto de intervenção urbana específico, dando características específicas para o solo e tratando a atividade da ocupação desse solo, principalmente, priorizando os moradores locais”, com ganhos inclusive no transporte urbano.
Nós temos a marginal do Tietê bem ao meio. Logo acima, ao norte, nós temos um vazio que é uma linha de transmissão que entra na cidade na altura da Anhanguera e cruza toda a zona norte indo rumo à Dutra. Sobre essa área haverá um grande eixo de transporte urbano, é o maior deles e toda essa linha de transmissão será enterrada primeiro, para depois se fazer uma grande avenida.
Os recursos privados vindos do desenvolvimento do Arco Tietê devem ser utilizados na recuperação da parte baixa da Serra da Cantareira.
Parte da riqueza ou da renda auferida na zona norte, será transferida para a região conhecida como saia da Cantareira, a parte baixa da Cantareira, para melhorar e atenuar o sofrimento da população.
Vereador Vavá - Presença marcante na nossa cidade - Lei de Zoneamento é aprovada em definitivo na Câmara
Lei de Zoneamento da cidade - O Projeto de Lei (PL) 272/2015, que revisa a Lei de Uso e Ocupação de Solo da capital para os próximos 15 anos.
Foi uma votação muito importante. É um projeto bom para a cidade, vai melhorar a vida das pessoas, a cidade vai crescer de forma ordenada, teremos condições de melhorar o transporte para a população de baixa renda, criar moradias para essa população, preservar as áreas de mananciais, gerar emprego e distribuição de renda.
A Lei de Zoneamento trata do uso e ocupação do solo, mas trata também da atividade e do desenvolvimento econômico.
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