MINISTRA MARIA DO ROSARIO: UM DISCURSO HISTORICO NA ONU

Human Rights Council - 16th Session
Discurso de Maria do Rosário Nunes

28/02/2011

Maria do Rosário Nunes
Titular da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, falou ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, nesta segunda-feira, em Genebra, em sessão que contou com ministros de vários países.
Maria do Rosário abriu a intervenção comentando "o compromisso da presidente Dilma Rousseff" com os direitos humanos. Ao se referir à crise política no norte da África e Oriente Médio, a ministra disse que "é preciso evitar estereótipos" para entender as diferentes realidades dos países árabes. Segundo ela, "Nenhum governo se sustentará pela força e pela violência. Nenhum povo suportará, em silêncio, a violação de seus direitos fundamentais."



O BRASIL NÃO É HIPOCRITA!
MARIA DO ROSARIO proferiu discurso historico na ONU e deixou clara a posição do Brasil: Não compactuamos com regimes de excessão e nem com aqueles que estimulam e sustentam essas Ditaduras. Ela falou depois de Hillary Clinton com seu discurso seletivo, pedindo a cabeça de quem  era aliado até ontem.
"É FORÇOSO RECONHECER, QUE POR ANOS A FIO, ALIANÇAS ESTRATEGICAS ALIMENTARAM O SILENCIO A CERCA DE VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS. ESTAS SITUAÇÕES ESTIVERAM AUSENTES DE DELIBERAÇÕES NESTE CONSELHO. O BRASIL CONSIDERA E TEM DEFENDIDO QUE ESTE CONSELHO DEBATA AS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS EM TODOS OS PAISES ONDE QUER QUE ELAS OCORRAM, MAS É IMPORTANTE QUE DELIBERE SEM SELETIVIDADE E SEM POLITIZAÇÃO"
NOSSA POLITICA EXTERNA ESTA BASEADA NOS PRINCIPIOS DA PROMOÇÃO DA PAZ, DIREITOS HUMANOS, AUTONOMIA DOS POVOS E MULTIRATERALISMO.

NÃO HÁ HIERARQUIA DE DIREITOS: OS DIREITOS ECONOMICOS NÃO SE SOBREPÕE AOS DIREITOS HUMANOS

NENHUM GOVERNO SE SUSTENTARA PELA FORÇA E PELA VIOLENCIA. NENHUM POVO SUPORTARA SUPORTARA EM SILENCIO A VIOLAÇÃO DE SESU DIREITOS FUDAMENTAIS.
DISCURSO MARIA DO ROSARIO
PARTE I
A ESCOLHA DO MUNDO ARÁBE NÃO É ENTRE EXTREMISMOS, É PRECISO COMBATER ESTEREÓTIPOS E RECONHECER A CAPACIDADE DE CADA POVO DE ENFRENTAR SUAS QUESTÕES MAIS DIFICEIS E CONTRUIR ALTERNATIVAS PARA A PAZ.
DISCURSO MARIA DO ROSARIO
PARTE II
PAÍS RICO É UM PAÍS SEM POBREZA. A DECISÃO POLITICA É O PRIMEIRO PASSO NO ESTABELECIMENTO DE UM SISTEMA DE GARANTIAS DOS DIREITOS HUMANOS.

DISCURSO MARIA DO ROSARIO
PARTE III
NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS A CRITICA E A CONDENAÇÃO PODEM SER NECESSARIAS, EM ALGUNS MOMENTOS ATÉ ESSENCIAIS. NO ENTANTO, SEM DIALOGO, SEM ENGAJAMENTO E COOPERAÇÃO, INCLUSIVE TECNICA, NÃO É POSSIVEL ALCANÇAR MELHORAS EFETIVAS NA VIDA DAS PESSOAS ATINGIDAS POR VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS.
Postar um comentário