São Paulo irá ganhar nesta terça-feira (8) seu primeiro Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial, que será aberto na Vila Maria, zona norte.
O espaço oferecerá assistência jurídica e acompanhamento com pedagogo, assistente social e psicólogo, com o objetivo apoiar pessoas que sofreram discriminação racial. Inauguração terá programação de atividades culturais para todas as idades.
No novo equipamento, a população terá acesso a uma equipe multidisciplinar. O espaço, que possui cerca de 250 metros quadrados, está localizado próximo a uma unidade de saúde e a uma escola municipal de educação infantil. Além do acolhimento de casos individuais, o Centro de Referência promoverá ainda oficinas, debates, palestras, ações pedagógicas e outras atividades relacionadas à inclusão e igualdade. O atendimento funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
O objetivo da criação dos centros de referência é tornar o atendimento mais próximo das comunidades, em bairros em que foi identificada maior demanda pelo serviço. A Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial prevê a abertura de mais cinco unidades, nos bairros de Cidade Tiradentes, São Mateus, Jaçanã, Taipas e Grajaú. Na Vila Maria, o equipamento tem apoio da entidade Geledés – Instituto da Mulher Negra.
Inauguração
Ao longo desta terça-feira, o espaço oferecerá pela manhã uma programação com atividades físicas para a terceira idade e ações recreativas para as crianças. O público poderá ainda assistir ao espetáculo “Desaterro” e a apresentações do grupo de maracatu Mucambos de Raiz Nagô e do bloco afro Ilú Obá de Min. Veja programação completa abaixo.
Serviço:
Centro de Referência e Promoção da Igualdade Racial de Vila Maria
Local: Travessa Fernão Martins Costa, 105 - Vila Maria Alta
Programação de inauguração
08:00 – Atividade Física para a terceira idade
09:00 – Atividade recreativa para crianças
10:00 – Apresentação da Cia Auto Falante – Performance de Dança e Teatro – leitura de poesias de Carolina de Jesus
11:00 – Cerimônia de descerramento da placa – Solenidade de Inauguração
12:30 – Intervalo
14:00 – Apresentação do espaço e da equipe para a comunidade
15:00 – Bloco Afro Ilú Obá de Min
16:00 – Mucambos de Raiz Nagô
17:00 – Unidos da Vila Maria (Bateria Mirim)
Nenhum comentário:
Postar um comentário