Brasil e China:
juntos na nanotecnologia
Brazil and China to cooperate in nanotechnology sector |
Marco António Raupp |
O centro irá coordenar as actividades envolvendo a cooperação Brasil-China em nanotecnologia visando promover o avanço científico e tecnológico da investigação e aplicações de materiais com nano estruturas e consolidar e ampliar a pesquisa na área e expandir a formação científica.
A iniciativa tem como objectivo explorar os benefícios resultantes de projectos associados a implicações tecnológicas e criar programas de mobilização de empresas instaladas no Brasil para possíveis desenvolvimentos na área dos materiais nano.
A agenda de pesquisas do centro não está ainda definida mas, de acordo com o químico brasileiro Fernando Galembeck, a China manifestou interesse em desenvolver, com o Brasil, sensores e dispositivos para utilização em diagnóstico clínico.
Fernando Galembeck |
A nanotecnologia centra-se na manipulação de materiais à escala atómica, de 1 a 100 nanómetros, em que cada nanómetro tem uma dimensão de 1 milionésimo de milímetro, ou seja, uma unidade 10 mil vezes menor do que o diâmetro de um cabelo. (macauhub)
Um comentário:
Esse é o Brasil dos meus sonhos. Notícia assim levanta o meu astral que anda tão baixo quanto a unidade de medida do nano.
Postar um comentário