General Bachelet, his wife, his son, daughter, Michelle. Chile: Ex-leader's father likely died of torture - By Boston Globe |
SANTIAGO, Chile Um juiz do Chile diz que investigadores determinaram que o pai da ex-presidente Michelle Bachelet aparentemente morreu da tortura após o golpe de 1973 naquele país.
O juiz Mario Carroza disse na quarta-feira que um novo estudo forense revelou que o general do Exército Alberto Bachelet provavelmente morreu de problemas cardíacos causados por tortura depois que ele foi preso por seus camaradas de armas, porque ele se opôs ao golpe militar que derrubou o presidente socialista Salvador Allende.
Ele se recusou a concordar com o golpe e foi preso em seu escritório no Ministério da Defesa chileno em 11 de setembro de 1973. Ele foi libertado naquela noite, mas alguns dias depois sua casa foi invadida e ele foi levado para a Academia da Força Aérea chilena, onde foi interrogado e torturado por alguns de seus ex-colegas. Ele foi transferido para o hospital da Força Aérea e mantido incomunicável. Poucas semanas depois, ele foi mandado para casa e colocado sob prisão domiciliar, em seguida, em 18 de dezembro, as autoridades o prenderam novamente e o levaram para a cadeia pública de Santiago.
O general de 51 anos de idade, morreu em março de 1974. Bachelet nunca poderia ter imaginado que sua filha Michelle, um dia, tornar-se-ia ministra de defesa, e mais tarde a primeira mulher presidente do Chile. Sua filha se tornou presidenta do Chile, em 2006. Ela tem sido responsável pela agência para as mulheres da ONU desde 2010, quando deixou a presidência
Nenhum comentário:
Postar um comentário