SÃO PAULO (Reuters) - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, aumentou sua vantagem sobre o adversário, José Serra (PSDB), na corrida presidencial, apontou pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira.
Dilma tem 50 por cento das intenções de voto no segundo turno da eleição presidencial, enquanto Serra aparece com 40 por cento. De acordo com o levantamento, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, 4 por cento dos entrevistados declararam voto nulo ou branco e 6 por cento responderam que não sabem.
No levantamento anterior do Datafolha, realizado entre 14 e 15 de outubro, Dilma aparecia com 47 por cento das intenções de voto, contra 41 por cento de Serra. Dilma tem 50 por cento das intenções de voto no segundo turno da eleição presidencial, enquanto Serra aparece com 40 por cento. De acordo com o levantamento, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, 4 por cento dos entrevistados declararam voto nulo ou branco e 6 por cento responderam que não sabem.
Considerados somente os votos válidos, que excluem os brancos, os nulos e os indecisos, a vantagem de Dilma sobre Serra sobe para 12 pontos.
A petista aparece com 56 por cento dos votos válidos, contra 44 por cento de Serra, de acordo com o instituto.
No levantamento anterior, Dilma aparecia com 54 por cento dos votos válidos, contra 46 por cento de Serra.
O Datafolha mediu também o grau de consolidação de voto dos eleitores. De acordo com a sondagem, 89 por cento dos entrevistados declararam que seus votos estão totalmente decididos, outros 10 por cento afirmaram que ainda podem mudar de voto e 1 por cento disseram não saber.
DILMA AVANÇA
COM AJUDA DOS
ELEITORES DE MARINA
Segundo a sondagem, a intenção de voto em Dilma cresceu 8 pontos entre os eleitores que votaram em Marina Silva (PV) no primeiro turno. De acordo com o Datafolha, a petista abocanha 31 por cento dessa parcela do eleitorado, contra 23 por cento na sondagem anterior.
Já Serra, que no levantamento realizado entre 14 e 15 de outubro recebia 51 por cento dos votos destinados a Marina, agora é a escolha de 46 por cento desses eleitores.
Com quase 20 milhões de votos e a terceira colocação no primeiro turno da eleição presidencial, realizado em 3 de outubro, Marina e o PV declararam-se neutros no segundo turno da eleição presidencial no último fim de semana.
Pesquisas dos institutos Ibope e Vox Populi, divulgadas nesta semana, apontaram vantagem superior a 10 pontos para a petista. De acordo com o Ibope, Dilma tem 51 por cento contra 40 por cento de Serra. Já de acordo com o Vox Populi, a petista tem 51 por cento contra 39 por cento do tucano.
Levantamento do Sensus, por sua vez, aponta vantagem bem mais estreita de Dilma sobre Serra. Segundo o levantamento encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes, também divulgado nesta semana, a candidata do PT aparece com 46,8 por cento, contra 41,8 por cento do adversário.
O Datafolha ouviu 4.037 pessoas na quinta-feira, dia 21, em 243 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
(Por Eduardo Simões)
Nenhum comentário:
Postar um comentário