A ÚLTIMA DO GOVERNADOR SERRA
Horas antes de deixar o cargo, ao inaugurar o rodoanel trecho Sul, o então governador José Serra deu a seguinte declaração ao Jornal da Cultural, exibido na noite de 30/03/2010:
O trecho Norte [do rodoanel] demanda mais elaboração de projeto, porque ele só passa por mata virgem, portanto é um trecho muito especial que precisar ser muito bem planejado, senão não vai nem sair do lugar, porque vocês viram, até a autorização ambiental para este rodoanel acabou saindo hoje.
A hesitação sublinhada acima reforça uma afirmação de Serra dada à rádio Bandeirantes há dois anos, em 11/03/2008, quando chamou o rodoanel de "rodoferradura", indicando que essa obra, a maior obra viária em execução no Brasil, não fecharia no trecho norte. Ele mesmo diz: "só passa por mata virgem"...
E se não passar por mata virgem, talvez passe por região urbanizada, como alguns "balões de ensaio" de traçado têm indicado. O fato é: por onde ele passaria? Sobre o Tremembé e Jaçanã inteiros? Isolando a serra e o Parque Estadual da Cantareira do resto da cidade por 10 faixas de asfalto e concreto? Retirando muitos milhares de pessoas? Como fica a ETA Guaraú, que abastece de água 55% da grande São Paulo? Será possível avaliar o custo financeiro, ambiental e sobretudo social dessa opção?
Por tudo isso, e muito mais, em pleno século da busca da Sustentabilidade, em que a metrópole paulistana se mostra uma frágil mancha urbana com 20 milhões de sofridos e expostos habitantes, é obrigatória a colocação da opção do rodoanel não fechar no trecho Norte, tornando-se assim uma "rodoferradura", como disse o governador.
Rodoanel na Serra não! deve ser uma das alternativas colocadas na mesa, para um debate profundo, vital, sobre o futuro ambiental da grande metrópole.
O trecho Norte [do rodoanel] demanda mais elaboração de projeto, porque ele só passa por mata virgem, portanto é um trecho muito especial que precisar ser muito bem planejado, senão não vai nem sair do lugar, porque vocês viram, até a autorização ambiental para este rodoanel acabou saindo hoje.
A hesitação sublinhada acima reforça uma afirmação de Serra dada à rádio Bandeirantes há dois anos, em 11/03/2008, quando chamou o rodoanel de "rodoferradura", indicando que essa obra, a maior obra viária em execução no Brasil, não fecharia no trecho norte. Ele mesmo diz: "só passa por mata virgem"...
E se não passar por mata virgem, talvez passe por região urbanizada, como alguns "balões de ensaio" de traçado têm indicado. O fato é: por onde ele passaria? Sobre o Tremembé e Jaçanã inteiros? Isolando a serra e o Parque Estadual da Cantareira do resto da cidade por 10 faixas de asfalto e concreto? Retirando muitos milhares de pessoas? Como fica a ETA Guaraú, que abastece de água 55% da grande São Paulo? Será possível avaliar o custo financeiro, ambiental e sobretudo social dessa opção?
Por tudo isso, e muito mais, em pleno século da busca da Sustentabilidade, em que a metrópole paulistana se mostra uma frágil mancha urbana com 20 milhões de sofridos e expostos habitantes, é obrigatória a colocação da opção do rodoanel não fechar no trecho Norte, tornando-se assim uma "rodoferradura", como disse o governador.
Rodoanel na Serra não! deve ser uma das alternativas colocadas na mesa, para um debate profundo, vital, sobre o futuro ambiental da grande metrópole.
MOVIMENTO RODOANEL
O único verdadeiro cidadão deste país é o automóvel, cheio de direitos.
José de Souza Martins
José de Souza Martins
Os dois trechos nas fotos abaixo podem desaparecer, com o traçado do rodoanel Norte passando em área urbana.
Trecho do Mandaqui junto à Pedra Branca |
Fazenda Santa Maria, Tremembé Materia do Blog: ZN NA LINHA Colaborou com o BLOG DA ZN: Maria Cristina Navarro de Campos |
Um comentário:
O que o PT vai fazer pra que isto não ocorra, vamos fazer uma passeata contra e proibirmos a conclusão do Trecho Norte.
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