Esse profissional, durante seu período de formação, passa a desenvolver algumas habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.
Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.
O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.
Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira em que conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria, entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker, onde o mesmo propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, etc.
A reunião foi um sucesso e, por este motivo, outras escolas passaram a adotar a data, até que a mesma se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois, a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.
A estrutura da educação no Brasil se divide por faixas etárias. De zero a três anos temos as creches ou berçários; de 3 a 5 anos a fase de educação infantil, de 6 a 10 anos o ensino fundamental I; de 11 a 14 anos o ensino fundamental II; e de 15 a 17 anos o ensino médio. Após a etapa do vestibular e com a aprovação no mesmo, o período de graduação.
Podemos ver que os professores são muito importantes para a vida de todos, pois passam por todo o período escolar, por longos anos. Por isso, deveriam ser mais bem remunerados e ter seu trabalho melhor reconhecido.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
APEOESP obtém vitória em ação coletiva em prol dos especialistas em educação
A APEOESP obteve sentença favorável em mandado de segurança coletivo em favor dos especialistas em educação que são filiados ao Sindicato.
A sentença confirma a liminar que havia sindo concedida no início do ano de 2011 e beneficia todos os especialistas que foram impedidos de fazer uso do artigo 22 por estarem no período do estágio probatório.
Os efeitos da sentença só valem para o ano de 2011, mas ainda assim a vitória é importantíssima porque vai se consolidando no Judiciário a tese defendida pela APEOESP ano a ano, o que facilitará sobremaneira a obtenção de liminares individuais e coletivas nos anos vindouros se a Secretaria da Educação insistir em praticar a ilegalidade de impedir professores e especialistas de fazerem uso do artigo 22 por motivos não expressos em qualquer ordenamento jurídico.
Abertas 1,5 mil vagas gratuitas de mestrado para professor de matemática
Estão abertas até o dia 26 próximo as inscrições para curso de mestrado profissional, gratuito, destinado à qualificação de professores de matemática. São oferecidas 1.525 vagas, em todo país, em 65 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, o curso de pós-graduação destina-se a professores de matemática da educação básica, especialmente de escolas públicas. Ele será ministrado na modalidade semipresencial por uma rede de instituições de educação superior ligadas à UAB, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Matemática.
Para concorrer às vagas, os candidatos terão de passar pelo Exame Nacional de Acesso, que consiste em prova única, em 26 de novembro, com questões objetivas e discursivas e duração máxima de quatro horas. Cada polo do programa destinará 80% das vagas a professores da rede pública de educação básica.
Matrícula — Ao fazer a matrícula, como determina o edital do Exame Nacional de Acesso, os candidatos aprovados devem apresentar contracheque ou declaração da Secretaria de Educação, estadual ou municipal, ou ato de nomeação publicado no Diário Oficial do estado ou município. Além disso, devem apresentar declaração do diretor da escola, com firma reconhecida, de que estão no exercício da docência de matemática no ensino básico.
Mais informações e inscrições na página eletrônica do curso.
Confira os polos que oferecem o curso
Diego Rocha
SEMPRE É BOM LEMBRAR
O ENEM ESTA CHEGANDO!
UM GUERREIRO NUNCA VAI EMBORA
SEMPRE PARTE PARA VENCER
OUTRAS BATALHAS
Professor Celso Coutinho |
Coutinho era professor da Zona Norte onde lecionou em diversas escolas e em especial se dedicou ao Basquete sendo uma referencia no desenvolvimento desse esporte na Região. Falecido em Agosto último rendemos homenagem sem tristeza, mas para dar a dimensão do que representam os Professores na vida de todos nós.
Justas Homenagens
Nos links que seguem apresentam-se emocionantes homenagens de suas ex-alunas CAROLINE CAMPAGNI e Hoje te chamo de Anjo, COUTINHO
Abaixo a última homenagem ao Mestre ainda em vida prestadas por seus ex e atuais alunos e alunas no Balneario do Parque Peruche com o Coral da Emef Garcia Dávila.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gratos por sua Contribuição. Foi muito gratificante saber sua opinião.